quinta-feira, 20 de dezembro de 2007

A impáfia do gênero humano

(Escherichia coli - Fonte: Wikipedia)


(Galáxia do Sombrero - Fonte: telescópio Hubble)

Mário Quintana adorava dizer que os homens acham-se o centro de todas as coisas, mesmo com a derrubada da teoria geocêntrica. Dizia: "os homens dizem que as bactérias são infinitamente pequenas, que as galáxias são infinitamente grandes. E o o homem, ora, o homem simplesmente é do tamanho certo." Humor com sabedoria.

Quando leio sobre o IPCC e as inúmera teorias de aquecimento global, fico imaginado se devo levar a sério os meteorologistas, que são incapazes de precisão aceitável em prognósticos de 5 dias e que até hoje não conseguiram explicar o que teria causado os maiores impactos no clima da Terra, desde o advento da vida vertebrada: as Eras Glaciais.


(Foto: Antártica hoje.)

Houve quatro glaciações cientificamente demonstradas, e diz-se que: "De fato, estaríamos em vésperas de uma nova Era Glacial, já que em média o planeta experimenta 10.000 anos de era quente a cada 90.000 anos de Era de Gelo." (fonte - Wikipédia). A mesma fonte segue argumentando: "Além disso, o efeito do aquecimento global não representa um aumento de temperatura em todo o globo, mas sim na temperatura global média. Estudos de previsões dos efeitos desse aquecimento mostram que o derretimento das calotas polares por ele provocado, podem afetar as correntes marítimas, provocando longos períodos de forte glaciação no hemisfério norte, principalmente na América do Norte e Europa enquanto o hemisfério sul sofreria um forte aquecimento.

O impacto da atual civilização sobre o planeta é bem menor que o impacto de um meteoro, como aquele que supostamente provocou a extinção dos grandes répteis."

Talvez aquele filme "O Dia Depois de Amanhã" possa não estar totalmente incorreto...

(abaixo algumas imagens pessoais do verão na grande SP, de 19/12/2007, em pleno dezembro...)

(Fotos: arquivo pessoal)

Um comentário:

Alberto Pereira Jr. disse...

e por mais natural que sejam essas alterações no clima.. glaciação.. e o próprio aquecimento global. O homem com seu instinto impetuoso e descuidado acelerou as catástrofes que já estavam escritas....