segunda-feira, 26 de outubro de 2009

Sopa Paraguaia


Já que o Alexandre me cobrou uma participação maior nesse departamento, vou passar uma receita que é a cara de Mato Grosso do Sul e que engana muita gente que vem pra cá.
Reza a lenda que a sopa chegou aqui na Guerra do Paraguai (1864 - 1870) como principal alimento dos soldados do país vizinho. A sopa na verdade é um bolo, que os soldados levavam na matula e que durava vários dias. Como o milho era fácil de se arrumar, ele servia como base. A guerra acabou e o Brasil ficou com uma boa parte do vizinho, parte que hoje é MS.
De lá pra cá, alem de alimentar, ela engana muita gente desavisada. Minha mãe mesmo, que veio de São Paulo pra cá na década de 80, ganhou uma forma de aluno e levou o maior susto quando descobriu que era uma torta. Agora, chega de enrolar e lá vai a receita:



Ingredientes:

01 prato ( caprichado ) de farinha de milharina
01 prato (cheio também) de queijo curado e ralado
02 cebolas, picadas em pedaços ( pequenos ou grandes)
01 copo de óleo de cozinha
01 colher de fermento em pó
02 ovos
leite e sal a gosto
margarina para dourar as cebolas

Misture em uma vasilha a milharina com leite, vá pondo até que o leite se misture com a farinha. Separe a massa. Coloque a cebola numa frigideira e frite até dourar um pouco. Pegue a massa e misture com o queijo e vá colocando o leite - mas não todo - e as cebolas. Coloque o restante do leite e o fermento. A ideia é que fique igual a uma sopa grossa. Ponha numa forma untada e leve pra assar.

2 comentários:

Arsênico disse...

MasÓlha... meu quiridjo conterrâneo levando o nome do estado pro Brasil... aqui é perfeito... e a sopa paraguaia é demais... atÓron...

Vai trabalhar guri... tá escondido em alguma sala da TV néah?... hahaha...

umAbraço!

***

Alexandre Lucas disse...

Sopa paraguaia é uma delícia, mas não faça o maldito com o colega, Arsênico.