segunda-feira, 20 de julho de 2009

Sofisma


(imagem daqui)
Dadas as últimas estripulias do Pavi no campo do debate e da razão, em especial em relação ao direito ao tabagismo em ambientes fechados, já conversamos. Amigos que somos, não tivemos a menor dificuldade em aceitar os pontos de vista divergentes, mas explico, neste artigo, com a ajuda da Wikipédia em português (do bom) o que é sofisma:

"Sofisma (do grego antigo σόϕισμα -ατος, derivado de σοϕίξεσϑαι "fazer raciocínios capciosos") em Filosofia, é um raciocínio aparentemente válido, mas inconclusivo, pois é contrário às próprias leis. Também são considerados sofismas os raciocínios que partem de premissas verdadeiras ou verossímeis, mas que são concluídos de uma forma inadmissível ou absurda. Por definição, o sofisma tem o objetivo de dissimular uma ilusão de verdade, apresentado-a sob esquemas que aparentam seguir as regras da lógica.

É um conceito que remete à ideia de falácia, sem ser necessariamente um sinônimo.

Historicamente o termo sofista, no primeiro e mais comum significado, é equivalente ao paralogismo matemático, que é uma demonstração aparentemente rigorosa que, todavia, conduz a um resultado nitidamente absurdo. Atualmente, no uso freqüente e do senso comum, sofisma é qualquer raciocínio caviloso ou falso, mas que se apresenta com coerência e que tem por objetivo induzir outros indivíduos ao erro mediante ações de má-fé."

Mas sei que o Chefe tem especial apreço pelos advogados. Por isso, dentre outras coisas, a ascensão meteórica do Pavi na carreira aqui no RH...

2 comentários:

Pavinatto disse...

Cavilação (não é cavalão).

Alexandre Lucas disse...

You take for conjurer of cheap tricks. Sometimes...