segunda-feira, 20 de abril de 2009

Stephen William Hawking


Prof. Stephen Hawking, um dos mais brilhantes físicos teóricos vivos, é dessas pessoas que nos fazem sentir vergonha e pensar em ser alguém mais produtivo. Nascido nos tumultuados anos da Segunda Guerra Mundial, nos seus 20 e poucos anos descobriu-se portador de uma doença degenerativa progressiva do sistema nervoso central, a esclerose lateral amiotrófica. A doença progrediu e hoje ele mexe com dificuldade apenas dois dedos de uma mão. Isso, que aposentaria por invalidez uma pessoa comum, não pos um ponto final no trabalho de Hawking. Com ajuda de computador e mouse, "fala" através de um sintetizador de voz e escreveu livros e trabalhos científicos notáveis sobre buracos negros, cosmologia e quântica, dentre outros temas da física.

Como disse o André Dahmer sobre a morte do escritor francês do inesquecível O Menino do Dedo Verde, Maurice Druon, "...com tanta gente pra ir na frente...". Mas a luta de Hawking é uma lição de vida.

Esta noite foi internado num hospital. Melhores votos ao professor que se aposentou COMPULSÓRIAMENTE por idade e não invalidez, agora com 67 anos.

(Foto de 1999)

Um comentário:

Daniel Cassus disse...

Minha mãe tem uma amiga portadora de esclerose lateral amiotrófica. é uma doença muito triste de se ver de perto, ainda mais se você conhece a pessoa e vai acompanhando a evolução dela.