quinta-feira, 25 de março de 2010

Parafraseando a Revista Veja


Em edição recente, a Revista Veja chamou o novo padrão de tomadas nacional de "a jabuticaba brasileira". À época não dei bola, mas a compra de um novo forno de microondas obrigou-me a analisar o PROBLEMA.
O chamado "IEC 60906-1" é a proposta de um padrão internacional para tomadas elétricas. Foi projetado para se tornar o tipo de tomada mais comum, a ser usado um dia em toda a União Europeia e em outras regiões do mundo. O padrão foi publicado pela Comissão Eletrotécnica Internacional (International Electrotechnical Commission, IEC) em 1986. Mas permaneceu internacional apenas no nome. Até agora, apenas o Brasil o está implantando. Embora seja parecido com o padrão suíço, suas dimensões são diferentes e incompatíveis.
O padrão IEC 60906-1 foi projetado para voltagens até 250V e para correntes até 16 ampéres. Possibilita a utilização de conectores de 3 pinos (para aplicações pesadas, tais como lavadoras, secadoras, etc. e de 2 pinos para as demais aplicações). O terceiro pino é o terra e entraria em contato antes que os demais quando plugado.
O plugue / "macho" tem pinos cilíndricos,pinos fase e neutro ou fase e fase, que estão a 19mm um do outro e têm 4,5mm de diâmetro, mais a possibilidade de um pino terra, localizado fora do eixo central entre os outros dois (vide figura).
A tomada
Tem 10mm de profundidade para a inserção do plugue sem exposição ou contacto externo com os pinos ligados à rede;
Garante que o ligado ao terra estabeleça contacto antes dos pinos fase e neutro;
Pode ser equipada com um protetor para crianças;
Seria compatível com o "europlug".
Para a maioria dos sistemas europeus hoje existentes "seria" possível criar tomadas multipadrão, que aceitem tanto os plugues tradicionais, como os modelos IEC 60906-1 para dois ou três pinos, permitindo também uma suave transição para o novo sistema, MAS NÃO PARA O BRASILEIRO EM SUBSTITUIÇÃO.
Mormente, o novo padrão desencoraja explicitamente o uso de tomadas multipadrão, por possíveis riscos à segurança das instalações elétricas quando usadas com plugues diferentes.
Comparado ao sistema brasileiro tradicional, permite por tecnologia de moldagem plástica mediante injeção plugues com dimensões menores.
Há três padrões de acordo com a voltagem/amperagem, cada um com adaptador específico - que pretende-se em breve proibir e obrigar reformas em redes de casas inteiras.
Tanto o sistema não é internacional e restrito ao Brasil, que já há denúncias de adoção por reserva de mercado e dificultação de importações.
Dica: comprem logo un 20 adaptadores de cada tipo.

Nenhum comentário: