terça-feira, 2 de fevereiro de 2010

Uma vida é feita de escolhas


Sim, de escolhas.

Uma das poucas coisas provadas em medicina – área em que se estima que a cada 5 anos 50% do conhecimento torne-se obsoleto -, além da incontestável vantagem do uso do filtro solar, é que quem come pouco vive mais. Mas bem pouco. E estamos falando em calorias e dieta balanceada. Não em desnutridos.

O amigo Paulo fez um post em seu blog dedicado a saúde, exercício e fisiculturismo para trocar idéias sobre sobremesas que não arruinem um treino, uma dieta, ou um planejamento de vida. Ou ainda um simples prazer estético.

Quem já fez dieta sabe o sofrimento psíquico de querer comer algo que literalmente ama, ou uma comida da infância, mas esta é proibida. Nesta motivação confessou estar tentando uma receita de mousse de chocolate que possa comer. Sua empreitada não é fácil, pois a mousse é uma sobremesa francesa clássica à base de creme de leite/nata e/ou ovos, aerada e refrigerada. Em resumo: GORDA!


Deu uma ótima receita (texto dele em itálico):
- 7 claras batidas em neve até a exaustão

- 7 scoops de NO2 Micellar (probiotica) batidos com aprox. 350ml de Ades

depois de tudo devidamente batido em separado, misturei cuidadosamente e coloquei na geladeira.

provei hoje de manhã....

observações pertinentes:
- ficou meio salgado por causa da clara de ovo
- nao ficou tão aveludado quanto o da churrascaria
- nao ficou tao doce, mas ficou agradável
- nao ficou tao consistente quanto eu gostaria

perguntas que divido com vocês e aceito sugestões:
- dá para tirar o salgado das claras ou pelo menos disfarçar o gosto?
- dá para deixar mais macio sem colocar gordura no negócio?
- dá para aumentar o doce mas sem trazer aquele "aftertaste" amargo do adoçante dietético?
- se bater com menos leite de soja, fica mais consistente? como alterar a consistência?


Eu fiz umas considerações que quando testei funcionaram:

"1. bata as claras em neve em geladeira planetária, velocidade máxima , para ficar bem firme, com 1 e 1/2 colher de "cremor de tártaro" ou "pó de ume". Um segredo é deixar as hélices da batedeira no congelador antes de iniciar o processo, para que estejam bem geladas.
2. diminua o Ades à quantidade mínima necessária para o batimento uniforme no liquidificador.
3. em uma xícara de café com água quente dissolva um envelope de gelatina sem sabor. Bata com os ingredientes do liquidificador rapidamente.
4. incorpore "dobrando" com cuidado - do inglês "fold" o líquido às claras em neve, até obter a mousse homogênea. permita-se colocar uma colher de sopa de chocolate em pó Nestlé. Não tem açúcar, mas disfarça o gosto das claras e a mousse fica no estilo "chocolate amargo". Caso queira mais doce, há de se pesquisar alternativas entre Stevia, Midsugar, ou mesmo o bom e velho aspartame, em doses não exageradas."

Apenas acrescentaria que talvez o melhor edulcorante seja a sucralose, que diga-se de passagem existe desde 1976.

Observação ÓBVIA: deve ir ao refrigerador por umas 3 a 6 horas.

Mas o melhor foi ler ao final do post:

desafio:
eu dou um pote de NO2 Micellar com uma dedicatória minha para quem conseguir fazer um pudim de leite de furinhos com whey e sem leite condensado, mas tem de ficar gostoso e aceita-se uma situaçao de poucos furinhos, ou mesmo nenhum, desde que o sabor fique legal...


Então decidi publicar aqui a receita e suas variações que melhor obtive para participar do concurso. Não usei whey, pois prejudicaria o gosto. Teria de ser whey/soro de indústria alimentícia e sim, dá ótimas receitas certamente. Fiz pela aproximação com o sabor (não a aparência, que pode ser melhorada com corantes alimentares.). Não deixa de ser pregação em causa própria, pois estou voltando à academia.

Nenhum comentário: