quinta-feira, 19 de novembro de 2009

Explode coração


Semana passada fui a uma consulta medica por conta de uma dor de estomago e descobri um probleminha chatinho: tenho hipertensão. Pela primeira vez na vida fiquei com medo de morrer. Alias, estou com medo de morrer. To me sentindo por baixo com uns 80 anos.

Cheguei no consultorio, quando o medico aferiu a minha pressão ela estava bonitinha a 17x12. Um pouco mais e eu tenho um ataque cardiaco, olha que legal! Dois dias depois aferi novamente e ela estava em 15x10. Hoje, fui no medico novamente, e ela estava em 16x10. Muito alta para alguem com 23 anos. Muito alta para qualquer pessoa. Acho que tá na hora de mudar alguma coisa...

O primeiro passo, ja na primeira consulta, foi cortar tudo aquilo que pudesse ser um fator de risco. Café, frituras, refrigerantes, sal, molhos, doces, tereré , alcool. Passei a olhar até com uma certa amizade para as saladas e massas integrais.

Hoje, começo a fazer exames e mais exames para descobrir o que faz meu coração acelerar ( no mau sentido da coisa) e tentar resolver o problema. Vão investigar do meu coração até os rins. E vou usar ainda um aparelinho que vai aferir a bendida por 24 horas. Ainda tem o fator genetico ( ja que de um lado da familia, quase todos tem algum problema).

Depois tenho que começar a praticar alguma atividade fisica. Aprender a não só começar, mas tornar isso uma rotina. Vou precisar de um monitor cardiaco quando começar. Big Mac? Sabe Deus quando volto a comer. A coisa agora ficou seria...

Ah...voces lembram quando escrevi falando sobre a vontade de parar de fumar? Pois é, agora é obrigação. Ainda não sei o que levou a minha pressão arterial la pro telhado, mas agora eu tenho que aprender a viver sem o cigarro. Ou vou ser o primeiro desse blog a me reunir com o Chefe...

3 comentários:

Alexandre Lucas disse...

Don't be such a cry-baby!
Primeiro porque é puro delírio achar que será o primeiro a reunir-se ao Chefe, pois isso já aconteceu com vários. Segundo porque isso pode ser transitório. O principal é emagrecer.

Ninguém disse que seria fácil (risos).

Adorei o texto.

Daniel Cassus disse...

Meu pai e meu irmão também fazem parte desse clube. tudo bem que meu pai tem 60 anos, mas meu irmão tem 32. Hora de cortar as besteiras e ir pra academia.

Nanda disse...

Assisti ontem no National Geographic Channel que problemas do coração não são exclusividade do homem moderno.Pesquisadores descobriram que Múmias de 3.500 anos já sofriam de problemas do coração. Fast food, cigarro, etc etc etc não são as únicas razões que causam o entupimento das artérias...enfim...vigilância sempre!