terça-feira, 10 de novembro de 2009

Desde Paraguay


Esse fim de semana dei um pulo no Paraguai, Paraguay como eles dizem por la. Pedro Juan Caballero faz fronteira com Ponta Porã, MS, e é o paraiso de compras do campo-grandense. A fronteira fica a 4 horas de carro e todo fim de semana recebe muita, muita gente louca por importados. Com o dolar a R$1,84 então o povo corre mais ainda. É free shop em formato de cidade.

Quando você entra em um shopping esquece de tudo. Não tem como não esquecer os problemas enquanto se compra uma garrafa de wyborawa, um perfume por US$10, chocolate suiço, roupa. A única preocupação é com a cotação. Nada mais.

Mas quando se sai dos lugares bonitinhos, bem arejados e se vai para o centro da cidade é que você se lembra onde está. Nas ruas, se vende de tudo. Meias, pen-drives, cd's, dvd's, perfumes, brinquedos, erva de tereré. Tudo o que você quiser - legal ou não - encontra nas ruas de PJC.

Mas o problema são os vendedores...Um adulto vender coisas no meio da rua é normal, agente vê isso todos os dias nas grandes cidades. Mas quando o vendedor tem 4 anos? Pois é,encontrei um menino de 4, 5 anos vendendo meias e pen-drives em Pedro Juan. Pensei em não comprar as coisas que o menino vendia. Mas quando ouvi "compra, compra señor" não aguentei.
Comprei com penso na consciência, por colaborar com alguém que explora o trabalho infantil, mas não podia deixar de ajudar aquele menininho. Mesmo que fosse comprando aquilo que ele vendia. Tive um tremendo mal estar, uma puta ressaca moral. Enquanto eu comprava pra me divertir, o guaranizinho vendia para comer.

Um comentário:

Alexandre Lucas disse...

Paraguay não é país...