domingo, 26 de julho de 2009

Reclamações


Estou em fase de reclamações. Desta vez propus-me à reflexão e, para meu espanto, Tábata avisa-me que Dante Alighieri, um dos maiores estrategistas que já tivemos, vinha falar-me. Na verdade tratou-se de breve encontro, no qual ele me entregou um bilhete em pequeno pedaço de pergaminho com uma palavra: Εὐμενίδες .

Após pesquisar no Deus Google, vi que tratava-se apenas de uma dica para minha reflexão. Para a resposta que buscava. Saiu sem dizer palavra. A palavra em grego refere-se a personagens da mitologia, literalmente bondosas ou benevolentes. Não passa de ironia, pois são as "Fúrias" ou "Erínias", e representam a ira dos mortos contra os vivos. Vinham sob a forma da vingança, tal como Nêmesis, a punir os mortais.

Tendo Dante se baseado na obra de Virgílio, este citou nominalmente três Fúrias:
  • Tisífone (castigo);
  • Megera (rancor);
  • e Alecto (interminável).
Elas são representadas normalmente como mulheres aladas de aspecto terrível, com olhos que escorrem sangue no lugar de lágrimas e madeixas trançadas de serpentes, estando muitas vezes acompanhadas por muitos destes animais.Aparecem sempre empunhando chicotes e tochas acesas, correndo atrás dos infratores dos preceitos morais.

Seguirei refletindo a quais preceitos morais elas estão reclamando as minhas infrações (que por certo não são poucas), mas inferi que a dica era para que eu me apaziguasse com meus antepassados.

Pavinatto lembrou-me que na antiguidade sacrificavam-se às Fúrias carneiros negros e oferecia-se hidromel.

Após longa busca, descobri excelente marca de hidromel de produção eslovaca, e pedi em dobro, assim beberia a metade.

Vamos ver no que dá...

"Tudo que se eleva acima da sua condição, tanto no bem quanto no mal, expõe-se a represálias dos deuses. Tende, com efeito, a subverter a ordem do mundo, a pôr em perigo o equilibrio universal e, por isso, tem de ser castigado, se se pretende que o universo se mantenha como é."

(texto de ficção)

3 comentários:

Nanda disse...

Não seja tão cruel...

Alexandre Lucas disse...

Estou tentando...

Pavinatto disse...

Salve o hidromel...