quinta-feira, 2 de julho de 2009

#forasarney 3

(Sinais particulares, O ESTADO DE S. PAULO, hoje - Loredano)

A última notícia veiculada pelo ESTADÃO Online é a de que, no Congresso Nacional, já dão como certa a permanência de José Sarney na presidência do Senado. Conforme o site, "a avaliação é de que Sarney está praticamente consolidado na presidência da Casa com o apoio político de Lula e do PT".

Lula, aquele que não economizava o termo "ladrão" para se referir a Sarney e que era capaz de desfilar um rosário inteiro de termos impublicáveis contra o ex-presidente, tornou-se sustentáculo do oligarca. Ou Lula entrou para a caterva ou Sarney se regenerou? Alguém acredita na segunda hipótese? Nem a velhinha de Taubaté...

Entrevistado por Sônia Racy, colunista d'O ESTADO DE SÃO PAULO, em 22.06.2009, o professor titular aposentado de Ciência Política da Universidade de São Paulo (USP) e da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), Leôncio Martins Rodrigues já havia explicado o execrável fundamento para o acontecido. Segundo ele, "o explícito apoio do presidente Lula - que assim paga a força que lhe deu Sarney no mensalão - configura a união de duas elites. O líder das oligarquias tradicionais do Nordeste junta-se ao líder das novas classes ascendentes". E sentenciou:

"A união foi possível porque os 'novos' aderiram rapidamente ao projeto dos 'velhos', de fazer da política uma escada para obter proveitos pessoais, enriquecimento e desfrute puro e simples do poder. É algo de fato original. Entre nós, a ascensão dos plebeus não significou a expulsão dos velhos oligarcas. Eles se entenderam, chegamos aonde chegamos."

E a "meio dúzia de gatos pingados" no vão do MASP ontem no TwitterAct #forasarney... E a popularidade recorde de Lula... O melhor do Brasil é o brasileiro? Conta outra.

Um comentário:

Alexandre Lucas disse...

Este não é, definitivamente, um país sério!