quarta-feira, 6 de maio de 2009

Ensinamento Pesadinho do Dia

"o respeito pelos sentimentos alheios é a melhor condição para uma próspera e feliz vida de relações e afectos. É a diferença entre um categórico Levanta-te e um dubitativo E se tu te levantasses. Há mesmo quem sustente que esta segunda frase, e não a primeira, foi a que jesus realmente proferiu, prova provada de que a ressurreição, afinal, estava, sobretudo, dependente da livre vontade de lázaro e não dos poderes milagrosos, por muito sublimes que fossem, do nazareno. Se lázaro ressuscitou foi porque lhe falaram com bons modos, tão simples como isto."

(JOSÉ SARAMAGO, A Viagem do Elefante, Companhia das Letras, 2008, p. 229)

Um comentário:

Fê disse...

Faz-me recordar uma velha piada do tipo "religioso":
Estando um velho padre afônico, combinou com o seu, igualmente velho, sacristão, que dadas as condições e para que os fiéis não ficassem sem a eucaristia dominical, o sacerdote faria o ritual, mas o sacristão diria a homilia. Assim como assim, já era seu sacristão há cerca de trinta anos e tinha uma "cultura católica" muito vasta, nem que fosse de "ouvido", pois já o escutara recitar textos do Evangelho vezes sem conta.
Combinaram no entanto, e por uma questão de segurança, que se o sacristão se esquecesse de alguma passagem, o padre lhe "sopraria" mesmo rouco, como os "pontos" fazem no teatro.
A peça escolhida foi a do milagre da ressuscitação de Lázaro e o sacristão começou:
- "Naquele tempo andando o Mestre na sua pregação, soube que um homem muito virtuoso chamado Lázaro tinha morrido; as irmãs de Lázaro sabendo da proximidade e conhecendo a fama do Mestre, abeiraram-se Dele e pediram-Lhe que o ressuscitasse.
O Mestre, sabedor da virtude de Lázaro, acedeu e deslocou-se ao túmulo de Lázaro, ordenou que deslocassem a laje e disse:
- Lázaro levanta-te e anda!
E Lázaro levantou-se e "andeu"!
- "Andou, estúpido, andou"!!! - "soprou-lhe" o padre.
- "Andou estúpido, mas foram só dois ou três dias, depois voltou ao normal"!!!