terça-feira, 12 de maio de 2009

Como Funcionam as Coisas


Para a maioria dos seres humanos, certas coisas funcionam por magia. Resolvi começar explicando algo de nosso dia-a-dia e que foi uma das grandes sacadas dos cientistas norte americanos: o forno de microondas.

Há séculos só conseguíamos aquecer ou cozinhar nossos alimentos através de métodos de condução ou convecção de calor, fosse por fogo de combustível sólido, líquido ou gasoso, ou ainda por aquecimento de resistências elétricas. Apenas em 1940 o pesquisador de tecnologias de microondas para radar Percy Spencer descobriu o "aquecimento dielétrico", em que microondas de certos comprimentos aquecem moléculas polares, principalmente as de água, fazendo-as vibrar e friccionar entre si. Ele ficou intrigado com o fato de que barras de chocolate em seus bolsos derretiam quando ficava perto das fontes emissoras.

É o único método conhecido de aquecimento uniforme, exceto em objetos espessos. Não permite dourar ou obter certas técnicas de assados como em fornos convencionais. Ademais, o único risco é vazamento de microondas que pode ocorrer caso a porta não esteja selando adequadamente. Apesar de atravessar vidro, os aparelhos possuem grades metálicas que barram as microondas por seus orifícios, embora permitam a passagem da luz visível, não permitem a das microondas, que tem comprimento de onda maior.

Por usar radiação não ionizante, são aparelhos seguros, desde que não haja vazamentos de microondas. Um teste simples e certeiro é, com o aparelho desligado, colocar seu telefone celular dentro - este ligado - e tentar ligar para ele. Se o forno estiver selado adequadamente, o telefone estará sem sinal e não tocará. Caso toque, há vazamento e o forno deve ser consertado.

Obs: a imagem acima é do "coração" do aparelho, o magnetron, responsável por converter eletricidade em microondas.

Um comentário:

Fê disse...

Teste sinistro esse hein? rsrs