terça-feira, 10 de março de 2009

Comentários Políticos desde Macondo

Aprisionado que estou no Brasil profundo e desde já sentido-me em Macondo, tento utilizar-me das capacidades panegíricas da internet de diminuir distâncias. Quem sabe assim, consiga refrear minha vontade de voltar de imediato para a metróple nacional?

Desde os EUA sentem-se raras lufadas de ética e legalidade. Não é comum em parte alguma do mundo políticos cumprirem promessas de campanha. Obama nos têm a todos surpreendido cotidianamente:

"Obama ordena que governo desconsidere instruções de Bush"
Nos EUA, como na Itália, o Presidente tem o poder, lá chamado de ressalva presidencial, de anular partes ou todo de leis que, ao seu ver, sejam inconstitucionais. Caso recente foi visto na Itália em que o presidente rejeitou lei do Parlamento que visava anular decisão da Justiça de permitir o fim do prolongamento artificial da vida de pacientes sem chances de recuperar a consciência. Deveria a prerrogativa, pelo espírito republicano, ser utilizada com parcimônia, mas, em nome à Guerra ao Terror Bush utilizou-se de mais ressalvas que a soma de todos os seus antecessores.
(destaque e foto da seção Mundo do jornal Folha de São Paulo).

Ainda do mesmo lado do planeta e citado no mesmo jornal:
"Suprema Corte anula aval de tribunal a superpoderes de prisão para presidente"

Torçamos para que estes pensamentos espraiem-se mundo afora.

Nenhum comentário: