terça-feira, 24 de fevereiro de 2009

Direito à Memória


Diversos países latinoamericanos sofreram golpes militares, a maioria com a anuência dos EUA, como veio a público com a abertura dos arquivos norte americanos. A maioria dos países do subcontinente, particularmente Argentina, Chile e Uruguai, tiveram a coragem de abrir seus arquivos, desmontar a cultura da tortura que permeava as suas polícias, anular leis de anistia a crimes contra a humanidade e mesmo julgaram e julgam os que praticaram tais crimes. Passam a lição de que nenhum crime deve passar impune.

No Brasil achávamos que um Governo Federal de esquerda tomaria providências semelhantes. Praticamente nada foi feito, a despeito das inúmeras vitórias das famílias e vítimas na justiça.

O Brasil tem uma particularidade que destoa dos demais países citados: aqui há inúmeros membros do alto escalão que também cometeram crimes como assaltos, sequestros, assassinatos. Ministros do STF lembraram que a anulação da Lei da Anistia seria uma faca de dois gumes. Militares e militantes teriam todos de responder por seus atos. Talvez isto tenha levado o Lulla e sua equipe a manter a possibilidade de sigilo eterno de documentos.

Mas atualmente as famílias querem o direito à informação, à memória e à verdade, para as futuras gerações. Ainda há brasileiros com o estatus de desaparecidos, sem atestado de óbito.

Visitei neste fim de semana o Museu da Memória (fotos podem ser vistas aqui). Recomendo para todos que queiram saber um pouco mais sobre nosso país. Como uma maioria alienada permitiu que alguns militares usurpassem o poder, cometessem toda sorte de arbitrariedades e crimes e justificassem com o "milagre econômico".

Permite reflexão e entendimento. Mas é bem impressionante e realista. Não levaria os ex-presos políticos que conheço.

A foto acima é de uma homenagem às vítimas dentro de uma das celas. Mais fotos podem ser vistas aqui. E pode-se ler mais aqui.

Um comentário:

BHY disse...

O mais estranho é que parece que nada aconteceu. E ficam todos achando que EUA é o lugar dos anjos. E pior ainda é acreditar que um dia vamos saber quem eram os bandidos de verdade, porque as vítimas a gente já sabe. É todo mundo.