sexta-feira, 19 de setembro de 2008

Software 10 - Geek mode ON

Vou avisando que este artigo será CDF na potência máxima, mas que mesmo os leigos que tiverem a paciência de ler poderão beneficiar-se gratuitamente. Os anteriores (1 a 9) referiam-se a programas / plugins específicos. Este pretende fazer um resumo e fechar o que ficou em aberto.

PARA QUEM TIVER PREGUIÇA, PULE PARA O FINAL, EM VERMELHO, ONDE HÁ AS DICAS DE PROTEÇÃO GRATUITA DO MICRO MELHORES QUE AS COMUMENTE USADAS!

Software 1: VLC - o programa está em sua versão 0.8.6i e suporta praticamente TODOS os formatos em TODAS as plataformas, eliminando o uso de programas proprietários como o Microsoft Media Player, o QuickTime, o Shockwave Flash, etc... Vale a pena baixar e experimentar. Como tudo na vida a gente tem que se acostumar, mas dá liberdades impensadas, como tirar screenshots de filmes que a maioria dos programas não permite.

Software 2 : Mozilla Firefox - o programa está em sua versão 3.0.1, e tem concorrentes de peso como o Internet Explorer(da Microsoft) e o Chrome(da Google). Eu sou um grande entusiasta da Google, pelos excelentes serviços oferecidos, a maioria dos quais pessoalmente uso, inclusive o site que hospeda ESTE blog. Contudo, como ex-programador (certas coisas, como bicicleta, a gente nunca perde o cacoete), não dá pra respeitar o fato de anos de produtos como GMail e Orkut lançados eles continuarem dizendo tratarem-se de "versão beta". TOMAR VERGONHA NA CARA. De qualquer forma, o Firefox é o que ocupa o menor espaço na memória e tem o melhor desempenho quando se abrem muitas abas. Fiz pessoalmente os testes e o Chrome ENGASGA. O Chrome também tem problemas com o Youtube, assim como o Firefox, que acredito devidos à complexidade de hierarquização dos plugins de mídia. A coisa melhora se o espaço dedicado ao cache de disco é superior a 2 Gigas. O IE tem os problemas de copiar os recursos dos demais e de favorecer o perigoso monopólio do sistema operacional Windows, caro e problemático, mas sobretudo CARO! O Firefox tem, sem dúvida, os melhores add-ons e plug-ins. Explore!

Software 3: OPENOFFICE: trata-se de um conjunto de aplicativos livres (grátis) que formam uma "suite" compatível com o Microsoft Office. Roda em Windows, MacOS, Linux, UNIX e Solaris. Substitui Word, Powerpoint, Excel, etc... e tem atualizações frequentes e gratuitas. Link no referido artigo para o dowload.

Software 4: E-Mule - a corajosa e laboriosa mulinha da luta contra as barreiras dos direitos autorais. É uma questão filosófica. Eu gosto e posso pagara para ver muitos filmes no cinema e ler livros originais, mas a maioria das pessoas são privadas por uma bareira econômica. Vale a pena discutir, mas não estou aqui para isso. O programa está em sua versão v0.49b, e permite que se baixem filmes, livros, programas de computador e principalmente seriados americanos no mesmo dia em que vão ao ar nos EUA, sem ter de esperar a morosa tradução e programação na TV a cabo brasileira. (Não estou incentivando ninguém a nada, apenas dizendo que existe).

Software 5: o GIMP, como o OpenOffice, é gratuito, legal, e tão bom como os softwares comerciais. Basta ter a paciência de aprender a usar. E o que não faltam são manuais, inclusive traduzidos. Está em sua versão 2.4.7 (última estável) e VALE A PENA!

Software 6: o Skype é o melhor programa para voz sobre IP (protocolo de internet). Vou resumir dizendo que cancelamos nossa linha de telefone fixa. Testem os planos e vejam como sai barato, especialmente o "Brasil 400".

Software 7: Picassa é uma ótima ferramenta para armazenamento e manipulação simplificada de imagens, mas atualmente eu prefiro o Flickr da Yahoo!. Questão de gosto. TESTEM!

Software 8: Não sou teimoso e vou confessar que abandonei o GreaseMonkey por questões de compatibilidade...

Software 9: este tópico não vou linkar por acreditar que seja mais dirigido a usuários experientes. Trata-se das discussões inter-plataformas/OS's. Fica a descoberta que me levou a formatar a máquina diversas vezes e a quase cortar os pulsos e perseguir a estrela do Pequeno Príncipe. A tentativa de um "dual boot" - sistema que permitisse usar em uma mesma máquina os sistemas Windows XP e Ubuntu, para aprender a usar o Linux e um dia me libertar da Microsoft. Após muito sofrimento, descobri uma coisa que o pessoal do site do UBUNTU deveria ser chicoteado por não ensinar: de dentro do XP rodando normalmente, vc insere o DVD de instalação do UBUNTU e cria-se um inofensivo "dual boot" que não interfere com o sistema Windows. Vc brinca, instala programas, aprende. Sem pressa nem passar raiva...

Por fim graças à sabedoria do amigo Lory, substituí os pesados e menos eficientes AVG/AVAST/PANDA/NORTON (antivírus) e SPYBOT (anti-spyware) pelos melhores "Avira" e "Spyware Terminator". Dêem um Google nos sites oficiais, experimentem e digam o que acham. Os sites especializados os consideram mais leves, mais rápidos e melhores. Aguardo comentários e desculpem o artigo GIGANTESCO!

Bacana ver como as tendências que trouxemos foram se consolidando e hoje podem ser uma base de consulta interessante =)

(homenagem ao amigo nerd)

5 comentários:

www.blogdorenato.com disse...

Sou fã do emulinho, ecnontro tudo que preciso

Tbm utilizo um programa chamado thumbs, para imagens e pequenas edições.

Winamp é básico né? todo mundo conhece... mas tenho que falar que necessita de um hype no skype, acho ele muito fraco!

Daniel disse...

troquei o eMule pelo brazuca DreaMule. é só uma versão nacional do cliente.

to adorando o firefox, mas as travadas com o youtube me irritam profundamente.

tive que voltar pro Norton por causa daquele maldito vírus. Acredita que a licença (cof cof pirata) do Spyware Doctor que eu usei expirou e o sacana deixou o malware voltat!

Meu irmão usava dual boot XP/Linux numa versão antiga da máquina que tínhamos aqui em casa (ele casou e levou embora... mas agora eu tenho de volta), mas isso faz anos. foi há muitos formats atrás....

Too-Tsie disse...

Puxa, honrado com a homenagem!
Eu também uso o Avira em conjunto com o Spyware Terminator, acho o fim pagar por isso.
VLC é mara, ainda mais a última versão com a interface nova.
E olha que eu não uso 1/5 do potencial dele, só assisto filmes.

Office eu não uso pq nunca precisei, gracias!

PS: desculpa a demora, vida turbulenta ultimamente.

BHY disse...

SUPER salvando esse texto porque né. Obrigado, amore. ;-)

BHY disse...

SUPER salvando esse texto porque né. Obrigado, amore. ;-)