quarta-feira, 6 de agosto de 2008

Assunto Chato


Seguindo com os temas chatos, abordo hoje o "piolho do púbis", ou popularmente conhecido como "chato":

Começo dizendo que qualquer DST (Doença Sexualmente Transmissível), por mais tola que nos pareça e no caso desta curável facilmente, deve nos alertar de que quem pega qualquer DST tem risco aumentado para QUALQUER outra, inclusive HIV/AIDS/SIDA. Significa que algo andou "errado" na quantidade ou qualidade de nossas escolhas sexuais. Coloquei errado entre aspas porque não acredito que existam certo ou errado na sexualidade, e que estes termos sempre devem ser relativizados. De qualquer modo nunca é demais lembrar: USEM CAMISINHA SEMPRE ;)

Voltando ao chato tema do "chato", seu nome como doença na Medicina é: pediculose pubiana. Isso por se tratar de um piolho (pediculose) que acomete a região genital (púbis). Apenas humanos são parasitados. São diferentes do "piolho do corpo" e do "piolho da cabeça"(comum entre as crianças). O inseto parasita Pthirus pubis alimenta-se exclusivamente de sangue humano (foto acima).

Os insetos são difíceis de ver a olho nú, alimentam-se cerca de 5 vezes por dia, ocasião em que causam desconforto e coceiro no hospedeiro. Colocam ovos e passam toda a vida na região pubiana humana, sendo transmitidos entre pessoas por contato corporal, suor, relação sexual ou compartilhamento de roupas íntimas. Podem infestar pêlos de outras partes do corpo menos comumente, inclusive a barba. Em crianças e adolescentes a infestação pode indicar abuso sexual...

O tratamento é simples, eficiente, rápido e barato, mas sempre convém consultar um médico, tanto pelas orientações para DSTs, quanto por possibilidade de reação aos medicamentos, sejam tópicos (xampus, sabonetes) ou sistêmicos (comprimidos).

8 comentários:

Daniel Cassus disse...

alguém me chamou?

Thiago Soares disse...

O chato é que Chato se pega mesmo com camisinha.. argh

Marcos Freitas disse...

Confesso que não tinha maiores informações sobre o tema.

Leo Lazzini disse...

que foto eh essa xandao?! hehe

Alexandre Lucas disse...

Muito sinistra, Leo?

Não desta vez Daniel, mas sabe que é sempre bem vindo por estes lados =)

Entre amigos disse...

queria saber se tendo esse piolho tem algum risco de ter ja obtido alguma doença DST

Alexandre Lucas disse...

Sim, ter uma DST mostra comportamento de risco e logo, risco aumentado de ter outras DSTs.

Anônimo disse...

com esse piolhos no pubio, ele quer dizer que e um DST ? grave ou curavel