quarta-feira, 16 de julho de 2008

Xôxo, Mágoa e Conjuntivite



Hoje foi um dia de mágoa, xôxo e desaqüendação na minha vida. Explico: sábado mandei trocar as lentes antigas de meus óculos de grau, cujo revestimento anti-reflexo (presente de grego, desde já lhes adianto) estava todo riscado, em algumas partes descascado, dando uma aparência “suja” às lentes, mesmo que especialmente limpas e também diminuindo a acuidade visual.


Para academia e balada sempre uso lentes de contato gelatinosas, do tipo descartável que o fabricante indica gentilmente que podem ter uso contínuo de até 15 dias. Mágoa. Se eu faço uso prolongado meus olhos começam a doer, e se insisto em dormir de lentes de contatos, questão de abuso de algumas muitas horas, a coisa invariavelmente evolui para uma conjuntivite alérgica.


Tendo mandado os óculos para o “conserto”, abusei do uso das lentes de contato entre sábado dia e terça-feira à noite. Ontem estava com os olhos vermelhos e hoje pela manhã acordei com as pálpebras “coladas”. Foi um xôxo ir tateando até o banheiro achar a pia e lavar os olhos com água corrente para poder abri-los. Acabei nem indo trabalhar, pois não poderia colocar lentes de contato e não pretendia sair por São Paulo de Mister Magoo. Também tinha de passar em um Oftalmologista para ter certeza de que a causa era alérgica e não infecciosa.


Felizmente era alérgica mesmo. Apenas alguns dias vários sem usar lentes de contato. Só no fim do dia consegui pegar os óculos com as novas lentes. Uma maravilha, as novas Transitions fotocromáticas em sua versão 6 (segundo me informaram). Estou adorando. Não têm aquele escuro residual que as fotocromáticas de cristal antigas tinham (já usei nos anos 80) e a velocidade de transição entre luz do sol e sombra / luz artificial é excelente. São acrílicas, mais leves e resistentes a quebras que as de cristal. Mas as de cristal sempre foram minhas preferidas por serem mais resistentes a riscos, principal problema das acrílicas. O jeito será tomar maiores e redobrados cuidados. Mas nada que não se ajeite. O fato é que estou “feliz como pinto no lixo”. Os olhos ainda dóem, mas agora enxergo perfeitamente após um dia de cegueira míope. Lembrei-me do livro do Saramago: Ensaio sobre a Cegueira. Não é à toa que ele é o único autor de língua portuguesa a ter sido laureado com um prêmio Nobel. Veremos se o filme será tão bom quanto o livro.


Ah, só pra constar, este não é um post pago ;) Apenas um desabafo.

12 comentários:

Gui Sillva disse...

morria e em sabia que vc usava óculos!!!
querooo fotoooo! rsrsrsrss

a do meu óculos tb é esta.
e eu adouuuro!

Jackson Morais disse...

Rá! MUITO BOM ler esse texto. Prefiro as lentes de cristal, que não arranham. Mas vou acabar optando pela cirurgia.

E cada vez que venho aqui, as letras ficam maiores. I like big, you know.

;-)

Celso Dossi disse...

Valeu pelas dicas, sempre bem-vindas.
Também uso lente há 90 anos ahhahaahahahahahahah, agora vou deixar dica tbém: nunca durma de lente (só se for atender em Jacarepaguá) e pingue sempre aquelas gotas umidificantes.

Alexandre Lucas disse...

Gui, lentes gelatinosas são tudo na vida... Mas como sal, se um pouco é bom, não qur dizer que muito seja melhor ;)
Celso, adorei o blog novo. No trampo geralmente uso óculos mesmo e o pior é que eu pingo umidificante... Mas sou atópico. Fazer o q né?

Daniel Cassus disse...

Usava óculos desde os 5 anos. Aos 23, finalmente tive a decência de abandoná-los de vez pelas lentes (Acuvue Toric da J&J). Não durmo de lentes, mas estico a vida útil de cada par por, pelo menos 1 ou 2 meses.
Até tenho óculos, mas só como reserva, para uma eventualidade.

Too-Tsie disse...

Eu quero muuuuito desacuendar minhas lentes de contato, acho um pé no cu tirar todos os dias, sem falar no ressecamento, etc etc etc.
Estou adiando uma consulta para ver se o meu grau continua o mesmo para mandar fazer um belo óculos com essa lente babadeira que você indicou!

É duro ser cego né? Antigamente até dava pra se virar sem, mas hoje em dia, eu tiro e só enxergo vultinhos de longe.

Alexandre Lucas disse...

Pq, querida, visão 20/20, só pro Tony Goes. Porque pra Deus prometeu, só resta aproveitar ;)

ludo disse...

agora entendi a música do capital

e confesso q ri horrores imaginando vc tateando até a pia do banheiro, uahuahuahuauha

já passei por situação semelhante, mas tinha meu Lacrima Plus na cabeceira da cama, então...

Know How disse...

nossa conjuntivite é o máximo da irritação...

quando tenho, fico em casa de molho e nem quero sair do escuro...

abs

Know How disse...

nossa conjuntivite é o máximo da irritação...

quando tenho, fico em casa de molho e nem quero sair do escuro...

abs

" O PIMENTA ! " disse...

querido, hj meu dia foi mais ou menos como o seu, só que meu preblema foi entre o estômago e o fígado! Simplesmente não posso mais cometer o pecado da gula , à noite, pois no outro dia morro de azia e mal estar!!!!
imagina qdo eu ficar velho? vou poder comer meia ervilha ou uma folha de alface?
ninguém merece isso.....
abraço e boa sorte com seus olhos novos!

Alexandre Lucas disse...

Ludo, sem comentários, né... Era uma situação de exceção...
Rafa, acabei tendo que fazer isso nesta sexta...
"O Pimenta", vamos tentar amenizar com uma dietazinha mais tranquila ;)