domingo, 4 de maio de 2008

Mostra sensacional para o feriado...

Tomo a liberdade de reproduzir aqui o material de página da FOLHA ON LINE, por considerar de serviço aos leitores, brasileiros e à democracia, tão pouco valorizada pelas gerações mais jovens. Vem atrasada a iniciativa brasileira. A Argentina já fez algo semelhante antes. Mas o que vale é a intenção, não "é? Orgulho de São Paulo =)


"02/05/2008 - 19h16

Artistas e políticos são retratados em mostra sobre a ditadura

da Folha Online

"Um período de manifestações contra o regime militar que significou a tortura de muitas pessoas, incluindo estudantes e políticos. Um Brasil em tempos pouco democráticos está exposto na mostra fotográfica "Direito à Memória e à Verdade - a Ditadura no Brasil: 1964-1985".

As imagens que retratam os 21 anos nos quais o país ficou sob o comando dos militares podem ser conferidas no recém-inaugurado Memorial da Resistência, em São Paulo. Muitos artistas que lutaram pelo fim da ditadura, como Chico Buarque, Glauber Rocha, além de políticos, como o presidente Lula, também estão expostos.

A mostra está em cartaz em um edifício onde funcionavam as celas do antigo Departamento de Ordem Política e Social, o Dops. No local passaram muitos dos presos políticos durante o Estado Novo e a ditadura militar.

Raphael Martinelli foi um deles. Neste videocast, ele volta à cela na qual permaneceu preso por 18 dias e conta o quanto sofreu com os torturadores.

Atualmente, Martinelli é coordenador do Fórum de Ex-Presos e Ex-Perseguidos Políticos do Estado de São Paulo. Ele ajudou a fundar o Partido dos Trabalhadores e, aos 83 anos de idade, diz que a exposição é bem-vinda por mostrar ao jovem o valor da democracia.

Serviço
"Direito à Memória e à Verdade - a Ditadura no Brasil: 1964-1985"
Onde: Memorial da Resistência - Largo General Osório, 66, Luz, tel.: (0/xx/11) 3337-0185.
Quando: De terça a domingo, das 10h às 17h30.
Quanto: Entrada gratuita."

Nenhum comentário: