sábado, 15 de março de 2008

Para Adoçar a Vida

Semana Santa chegando. Este ano meu aniversário cai na Páscoa. Sorte a minha. Vou aproveitar para, pela primeira vez em mais de 10 anos, passar o aniversário com minha família. Comer as delícias que minha mãe urde para a Semana Santa: torta de bacalhau, peru de Páscoa, empadão de camarão e uma das poucas sobremesas de que gosto: Torta Paulista. Abaixo deixo a vocês a receita. A minha estará pronta e gelada no sábado.
Torta paulista com cerejas

Ingredientes: 150g de manteiga
250g de açúcar
2 latas de creme de leite sem soro
250g de doce de leite em pasta
4 gemas
200 g de amendoim torrado
2 pacotes de bolacha maisena
1 vidro de cerejas

Modo de Preparo:
Bata 200g do açúcar com a manteiga levemente gelada, na batedeira até estar bem clara e cremosa. Em outra tigela, bata as gemas com o açúcar restante e leve ao banho-maria, batendo sem parar até obter ponto de gemada. Acrescente a gemada ao creme de manteiga e continue batendo. Acrescente o creme de leite e misture rapidamente para não talhar. Reserve este creme. Monte a torta em uma fôrma de aro removível com cerca de 25 cm de diâmetro. Comece com uma camada de bolacha. Regue com um pouco da calda das cerejas, coloque uma camada de creme e coloque algumas colheradas de doce de leite, espalhando levemente com uma espátula para marmorizar o creme. Salpique com um pouco do amendoim, coloque outra camada de bolachas, regue com um pouco da calda e cubra com o creme. Coloque colheradas de doce de leite e marmorize. Salpique com amendoim. Continue as camadas até terminar os ingredientes, sendo que a última camada deve ser a de creme salpicado com amendoim. Leve à geladeira por 8 horas, no mínimo. Desenforme e corte em fatias.

Dicas:
Se preferir, pode montar em um refratário retangular e servir cortando em quadrados.
(Fonte: Terra Culinária)


A propósito, minha mãe faz no refratário retangular =)

4 comentários:

Gui Sillva disse...

água na boca. :)

Too-Tsie disse...

Feliz Níver antecipado pq vou viajar!
E torta paulishhhta é sacanazi! Uma delícia né? Mas tipo, eu como uma vez por ano...e olha que eu não gosto de doce de leite, mas combina muito bem nessa sobremesa com o amendoim e a bolacha maisena.

ludo disse...

eu dessa vez n vou passar com a família, vou viajar.
mas acho q será a 2a vez na vida q isso acontece viu

Tata disse...

Eu diria que esse manjar dos deuses entraria pra lista de alimentos impossíveis para nosso amigo André...rs.