terça-feira, 6 de dezembro de 2011

Penápolis - Rio Branco (Parte I)

Fundada em 28 de dezembro de 1.882, por Neutel Newton Maia, Rio Branco obteve sua autonomia através do Decreto Federal Nº 9.831 de 23 de outubro de 1.912, tem uma área de 8.580 km2 (nova área do município). É a capital do Estado, concentrando aproximadamente 47% da população do Acre. Rio Branco situa-se em ambas as margens do rio Acre, pela qual está afeito a quase todos os municípios da microregião do alto Purus, excentuando-se apenas Sena Madureira e Manoel Urbano. Ainda por via fluvial, Rio Branco se liga com os Estados do Amazonas e Pará.

A cidade antes de ser chamar Rio Branco era conhecida por Penápolis mas depois de alguns anos os governantes do local mudaram o nome da cidade para Rio Branco em homenagem ao Barão de Rio Branco.

Tudo bem, agora vamos parar de falar de História e vamos falar de presente, de como a cidade hoje está dividade falando em gente, população, seres humanos, alienígenas, enfim...

Nos últimos anos, tem se notado o surgimento de quatro segmentos básicos presentes na sociedade, os evangélicos, os gays, as lésbicas e os petistas.
"Por mais contraditório que seja, as pessoas em Rio Branco não tratam com recíproca o simples ato de desejar bom dia e afins, tem o descaramento de se acharem receptivas e consideram fortes candidatos a psicopatas aqueles que nasceram e moram aqui e que têm esse hábito saudável. Por outro lado, "abrem as pernas" (no caso de algumas acreanas literalmente) pra primeira pessoa que fala manaushhhh ou poirrrrrr quê. Não sei como a sociologia chama isso, mas eu chamo de xenofobia inversa".

Um comentário:

Alexandre Lucas disse...

Certeza que não as mais educadas e bem resolvidas ;)