quinta-feira, 17 de novembro de 2011

Não é bem por aí

Não é o máximo quando os dados desmentem os argumentos? No fim de outubro os mais nacionalistas ficaram faceiros que só com o avanço da economia brasileira e até disseram que o país era quase desenvolvido (oi?).

Era só ir até os comentários das matérias sobre o assunto. O que não faltam são nacionalistas que juram que estamos totalmente por cima da carne seca, tupiniquim rules. Eu vi até manchete de economia assinando essas loucuras.

Os dados do IBGE divulgados essa semana são um verdadeiro clap, clap, clap na cara de quem jurava que já podia comprar um castelo na Escócia ou um Vauxhall -. Até tem quem tenha grana pra isso, mas não é o caso de metade da população, então é bom ficar bem pianinho. Em 2010 essa metade vivia com R$ 375 por mês, se é que com esse dinheiro é possível viver.

O levantamento ainda mostra que 10% da população vive com 44,5% do total dos rendimentos do país ( se você é um desses e está solteiro, tem meu email aqui do lado. Ok?) Só mesmo dando o golpe do baú para conseguir passar pra esse dízimo dos mais ricos rápido.

Não é porque o país tem um PIB maior do que o do Reino Unido que a população brasileira realmente viva melhor do que lá ( nem vou falar muito de economia porque eu também não sou o lost und found ). Essa empolgação, que é uma característica tão nossa, tem mais é que ser usada para alguma coisa mais útil do que ficar contando vantagem ( que aliás nem tão vantagem assim, já que foram os outros que ficaram pobres).

Nenhum comentário: