domingo, 13 de março de 2011

Governo do Japão anuncia racionamento de energia até abril


Pergunta idiota: que tipo de gênio se acha capaz de construir usinas NUCLEARES em ilhas que tem terremotos consideráveis dia sim e dia sim?
Seriam os japas aparentados com nossos colegas lusos?

Os racionamentos durarão 3 horas por dia na capital do país por SEMANAS.

4 comentários:

Daniel Cassus disse...

Acho que me choca mais saber que UMA usina desligada no Japão vai levar o país a fazer racionamento!

Alexandre Lucas disse...

Já são pelo menos 3.

Fernando disse...

Alexandre,

Você mora numa ilha montanhosa pra caralho, sem nenhum rio importante para fazer alguma puta hidroelétrica, sem reservas consideráveis de combustíveis fósseis, com uma população grande pra caralho (não custa lembrar que a população japonesa é de "somente" 130 MILHÕES - naquela ilha minúscula) para alimentar e vestir, China e Rússia ali do lado competindo economicamente e prontinhas para invadir o seu lindo território na primeira oportunidade.

Você tem uma alternativa de uma fonte de energia de larga escala, para a qual você tem determinada capacidade tecnológica e razoavelmente segura, não poluente e que não faz você depender de um produto (petróleo) cujo preço sobe ou desce dependendo da instabilidade de poços de tranquilidade como Arábia Saudita, Iraque e Irã.

Você ainda pensaria "Não, é peligoso demais constluir usina nuclear aqui"?

I don't think so...

Fernando disse...

E o sistema de distribuição de energia elétrica do Japão é provavelmente bem diferente do Brasil, onde é mais fácil "equilibrar o sistema" como um todo quando uma usina deixa de funcionar.