sábado, 4 de setembro de 2010

Sucupira






Dourados (MS) bem que poderia se passar por Sucupira. Tudo bem que o prefeito da cidade de Dias Gomes nunca foi preso pela Policia Federal. Mas Ari Artuzi (PDT), prefeito da segunda maior cidade de Mato Grosso do Sul, encanta os moradores da mesma forma. Quer dizer, encantava. Na cidade ele era quase uma unanimidade, já que tinha um jeitão todo simples e distrubuia cestas básicas, cortes de cabelo e caixões (olha o Odorico). Cheguei a ver uma partida de futebol, válida pelo campeonato estadual, parar porque ele havia chegado ao estádio.

Essa semana foi descoberto um esquemão de corrupção em Dourados. O prefeito, o vice-prefeito, nove dos doze vereadores foram pegos pela operação Uragano da Policia Federal, furacão em italiano (Alguém anda vendo Passione...)

O esquema funcionava assim: empresas prestadoras de serviço pagavam 10% do valor das licitações municipais, que era repassado para a prefeitura. Por mês eram R$500 mil para o prefeito, vereadores funcionários públicos.Todo mundo acabou preso essa semana, desde a primeira dama - que colocou silicone com dinheiro publico - até nove dos doze vereadores. Artuzi foi afastado e um juiz assumiu a administração da cidade de 200 mil habitantes.

A operação aconteceu depois que o secretário de governo de Dourados, Eleandro Passaia, gravou as entregas do dinheiro para o prefeito e os vereadores.

Depois da operação, a casa do prefeito afastado foi apedrejada e tem muita gente na cidade querendo lavar o voto à sangue. Curioso é que na hora de votar todo mundo é passivo e acredita em candidato que promete salvar o mundo, já quando estoura um esquema desses quer sair por ai destruindo tudo e querendo lavar a honra. Dourados fica como um bom lembrete para o dia 3 de Outubro.

Essa foi a segunda vez que uma operação policial da PF desmonta a prefeitura da cidade em menos de um ano. O prefeito foi investigado, boa parte dos vereadores também. Alguns deles são candidatos à assembleia. Se o esquema não tivesse estourado, tudo ia seguir do mesmo jeito na cidade que parece ter saído de um livro de realidade fantástica.

2 comentários:

Alexandre Lucas disse...

Nícholaz,

Este artigo, além de oportuno, mostra a qualidade da sua escrita. Parabéns, amigo.

Nícholas Vasconcelos disse...

Tenho muito chão pra andar, mas um elogio desses diz que to indo no caminho certo ;)