sábado, 27 de março de 2010

Super-Homem, Igreja Católica e Humanidade


"You have great power.
Even though you have been raised as a human being, you are not one of them."

"They can be a great people, Kal-El, they wish to be. They only lack the light to show the way. For this reason above all, their capacity for good, I have sent them you... my only son."

As frases acima são ditas por Jor-El, personagem do filme "Super-Homem: O Retorno", cuja segunda parte traduzo (livremente) abaixo. Kal-El seria o nome original do Super-Homem.

"Eles podem ser um grande povo, Kal-El, eles desejam ser. Falta-lhes apenas a luz para mostrar-lhes o caminho. Por esta razão acima de todas, a capacidade (potencial) deles para o bem, eu enviei-lhes você... meu único filho".

Criado na primeira metade do Século XX, o personagem Super-Homem teve o ápice de seu sucesso no cinema e na cultura ocidental na década de 80 (e fim da 70). Disse já que os anos 80 foram a década que a moda esqueceu/ignorou. E vejam, nada entendo de moda. Mas ficou marcado na minha memória que na década de 80 acreditávamos em coisas que muitos hoje diriam piegas:
  • meritocracia;
  • vitória da bondade e da justiça;
  • que o bloco comunista repressivo e retrógrado seria vencido (como o foi);
  • que valia a pena sonhar;
  • que o ser humano era intrinsecamente bom;
  • dentre outras coisas.
E a teoria ficcional por trás do Super-Homem incorporava essas idéias além claro, da propaganda pró-EUA.

Pessoalmente queria acreditar nisso tudo, e foi parte de minha formação moral. Cresci um otimista. Acredito na lenta mas inexorável evolução da nossa espécie. Sem ingenuidade, até por conhecer psicopatas - dos quais falarei dia desses em particular -, acredito que a maioria quer ser honesta, boa e solidária.

Claro que me entristecem as "desumanidades" da Igreja Católica, das quais acredito pedirá-se desculpas um dia; os presos de consciência em Cuba, o retrocesso histórico e político-social na Venezuela, o risco de coisas semelhantes acontecerem em nosso Brasil.

Mas para além de minhas convicções religiosas particulares - que não discutirei aqui - firmo meu pensamento nos saudosos anos 80 - ainda que muito jovem para viver o passado - porém sem jamais achar que os "velhos tempos" eram melhores. Para mim o futuro é sempre melhor, ainda que com retrocessos temporários que nada significam no panorama histórico amplo.

Penso em palavras como as que foram criadas para Jor-El:
Eles podem ser um grande povo, Kal-El, eles desejam ser. Falta-lhes apenas a luz para mostrar-lhes o caminho.

Seremos uma grande e justa civilização. Ao menos em meus sonhos. Porém sem a intervenção de inexistentes heróis. Acredito que não nos falta a luz para mostrar o caminho. Apenas ela e o caminho são construídos pé ante pé, através de pessoas que naturalmente enxergam à frente de seu tempo. Isto é na minha opinião uma característica humana que aparece em alguns poucos, mas sempre presente.

Se isto é apenas uma muleta mental/filosófica minha ou realidade, apenas o tempo mostrará. Tempo maior que o de minha vida. Mas isto me faz amar, trabalhar, ler, criar e, acima de tudo, sonhar.
Porque acredito que nunca seremos maiores que os nossos sonhos. E que nada é impossível. O dito impossível apenas demora mais.

Nenhum comentário: