terça-feira, 16 de março de 2010

Chile e Brasil: grandes diferenças

O Chile viveu, após um terremoto devastador, um blecaute que afetou 90% do país. Como o do Brasil, por falha do sistema sem dano estrutural. Além do diagnóstico rápido, a energia foi restabelecida rapidamente e as causas divulgadas à população.

Ao invés de visitar palestinos, Lulla deveria visitar o Chile mais. Apagão é coisa de país deficiente em engenharia.

3 comentários:

Fernando disse...

Ale (pode chamar assim? Encurtar os nomes é um hábito paulistano que eu considero muito! rs)

O sistema chileno de energia elétrica nao é unificado. Ou seja, o sistema que atende ao norte é um, o sistema que atende ao sul é outro, tendo somente a Argentina como ligacao entre os dois. Isso acontece devido a geografia do país, etc e tal... mas coloca o sistema chileno numa posicao extremamente incomoda de dependencia do país vizinho com relacao a um ativo tao estratégico quanto energia.

O problema do sistema brasileiro foi realmente nao pensar na possibilidade de um problema como o que houve - ou seja, nao criar um plano de contencao. Mas a estrutura em si, é o que melhor se adapta ao nosso caso, pelas condicoes que temos.

Abracos,
Fer

Alexandre Lucas disse...

Fernando, nem sei se realmente é unificado, mas é o que dizia reportagem da Folha Online. O que frisei foi a rapidez da resposta e governo federal capaz de reagir e informar a população rapidamente, o que não ocorreu aqui no Brasil. Em São Paulo 4h para o restabelecimento e sem informações conclusivas.

Alexandre Lucas disse...

Fernando,

Não me segurei e fui atrás:

"There are four separate electricity systems in Chile: the Central Interconnected System (SIC, Sistema Interconectado Central), which serves the central part of the county (65.5% of the total installed capacity and 93% of the population); the Large Northern Interconnected System (SING Sistema Interconectado del Norte Grande), which serves the desert mining regions in the North (28.4% of the total installed capacity; and the Aysén (0.3% of total capacity) and Magallanes (0.5% of total capacity) systems, which serve small areas of the extreme southern part of the country. Self-generation accounts for 5.4% of the total installed capacity. The long distances existing among the four systems make their integration difficult."