quarta-feira, 10 de fevereiro de 2010

Crescimento


Crescimento econômico é bom, sim, excelente. Mas com a conjunção de calor na maior parte do país e consumo recorde de energia, esperemos que a equipe técnica que não evitou o último e vergonhoso apagão ligue a tempo as termoelétricas e atômicas. Melhor ter sobra e precisar desativar uma hidrelétrica, processo relativamente rápido, do que a falta. Ativar uma termoelétrica é um processo demorado.

Vídeo aqui.

Como vemos no mapa acima (que amplia se clicar sobre ele), o Brasil possui um sistema interligado que apenas não abrange parte da região norte. Os principais problemas são:
1. Não há redundância - se um sistema importante como Itaipu-São Paulo cai, o resto do sistema não consegue contornar. Sem Itaipu, atualmente, ou se desliga a região metropolitana de São Paulo, ou por efeito cascata há "colapso de tensão" e apagão parecido com o que vimos em 18 Estados. O operador não conseguiu "ilhar" São Paulo;
2. Dependência excessiva de poucas geradoras que concentram capacidade dificilmente suprida por desvios em caso de falha isolada. Itaipu é apenas o maior exemplo;
3. O sistema nacional não é capaz de contornar falha na transmissão principal Itaipu - São Paulo. Embora haja várias linhas em 2 sistemas, um em corrente contínua e outro em corrente alternada e estas tenham sido construídas a certa distância, há pontos de afunilamento em subestações que geram vulnerabilidade ao sistema.

É preciso investir desde já em modernização, linhas redundantes e mais potentes e dispersão das unidades geradoras. Sem falar em colocar as "vagalumes" nucleares para funcionar.

3 comentários:

André Mans disse...

ALGO ME DIZ QUE O BRASIL NÃO SE PREPAROU DIREITO...

Too-Tsie disse...

O BraZiU só não é mais cagado que a Venezuela, mas tá chegando bem perto.

Alexandre Lucas disse...

André, algo me diz que o Brasil nunca se preparou direito em infraestrutura.

Too-Tsie: que Deus nos proteja!