sábado, 2 de janeiro de 2010

De Mão Beijada 6 (contei direito)


Sempre fui avesso ao arroz integral. Mas ele é muito mais nutritivo que o arroz sem casca - dito beneficiado. a maior parte dos nutrientes (em sua maioria vitaminas e oligoelementos hidrossolúveis) perde-se na retirada da casca ou na subseqüente fervura em água. Foi então que há alguns anos, mas intensamente ano passado descobri o arroz parboilizado, que é mais amarelo que o arroz branco, por passar por um processo de pré-cozimento com casca em altas temperatura e pressão, o que "empurra" os nutrientes para dentro do grão e gelatiniza o amido. Quando é cozido normalmente nas casas, os nutrientes assim aprisionados não se perdem, e o arroz ainda nunca adquire a característica "unidos venceremos"! Passou a ser meu predileto e a partir de 2010 só compro dele. Como a Coca Light ou Zero, tem o paladar discretamente diferente, mas depois que nos acostumamos estranhamos o comum. O arroz parboilizado mantém 80% (isto mesmo!) dos nutrientes do arroz integral! O nome deriva do inglês "parcialmente fervido"". Após o tratamento hidrotérmico, o arroz é seco e beneficiado.

3 comentários:

Estefanio disse...

Sempre comi do parboilizado a vida toda, recentemente que adotei o integral pela mania do ligth/diet/cereal/saudável. Mas a desvantagem do integral é que ele demora no mínimo 3x mais pra cozer que qualquer outra, e me enjoa tb. tenho revezado com o parboilizado

K. disse...

Blergh
Meu lado japa émais forte na questão do arroz e só consigo gohan. Arroz solto não rola. Bem que eu gostaria...

Alexandre Lucas disse...

Estefanio: speechless!

Leandro: ninguém é perfeito ;)