quarta-feira, 5 de agosto de 2009

Software 17 - Free RAR Extract Frog


Free RAR Extract Frog

Os arquivos no formado "*.rar" são o moderno "*.zip". Foi o único programa gratuito para XP/Vista/Win7 que encontrei. O WinRAR, o 7-ZIP e o Stuffit Expander fazem a mesma coisa, mas cobram.

Isso que fez do simpático e despretencioso programa do sapinho ferramenta tão útil. Faz o que deve e de graça, sem pirataria, vírus ou ad-aware.
Aqui um link para quem quiser baixar de graça e usar livremente.


Todo esse barulho porque o formato RAR, como já o foi o ZIP é propriedade intelectual. Os programadores do sapinho tiveram que arranjar um tradutor/descompressor compatível, mas não cópia do original. GEEK POWER! O formato RAR é usado para compactação de dados/arquivos, permitindo correção de erros por redundância e divisão/fatiamento de arquivos grandes em partes menores. A extensão é uma abreviação e inclui o nome do engenheiro russo que o desenvolveu (Roshal ARchive). Divirtam-se.

5 comentários:

Nanda disse...

Tenho o serial do WInrar...hehehe

Diógenes disse...

Hummm..eu uso o 7-Zip desde sua existência, justamente por ser free, e me alertei com o post.
Fui conferir e não entendi por que colocou ele como pago.
Dá uma lida aqui: http://www.7-zip.org/license.txt
Tem uma nota logo no comecinho:
"You can use 7-Zip on any computer, including a computer in a commercial organization. You don't need to register or pay for 7-Zip.".

Abraços!

Alexandre Lucas disse...

Nanda: não ouvi nada, hehehe.

Diógenes: siga o link no texto e verá que o programa 7-Zip é de fato gratuito, mas só o "módulo" de RAR é pago.

Isso muitas vezes não se aplica à nossa realidade, pois por estas terras tapuias a pirataria domina!

Nanda disse...

Se tá disponível na net, é gratuito e tem serial...façamos uso deles uai! ;)

Diógenes disse...

Opa, concordo - você não pode CRIAR arquivos .RAR com ele, mas pode descompactar (eu sobrevivo com isso).
Aí vai da necessidade....
Particularmente eu penso que as pessoas tem WinRAR e WinZIP e ambos suportam bzip2 - o melhor algoritmo, de acordo com testes pessoais.
Se não eu mando .zip mesmo ;)

Abraços!