sexta-feira, 3 de julho de 2009

DSTs - Sífilis



(imagens: Wikipedia)
O pessoal anda se descuidando e as doenças sexualmente transmissíveis voltando / aumentando. Hoje vamos falar da velha sífilis, que já foi tão mortal no passado quanto a AIDS / SIDA.

No passado chamada também de lues e cancro duro, é causada por uma bactéria espiroqueta de nome Treponema pallidum.

A transmissão é por via sexual, ou de mãe para filho / feto (sífilis congênita).

No passado, quando não tratada, evoluia em formas chamadas primária (o cancro na pele), secundária (manchas avermelhadas no corpo) e a mortal terciária (atigia o sistema nervoso central e as grande artérias).

O diagnóstico se dá pelo teste chamado VDRL (em inglês: teste de doença venérea). O diagnóstico somente clínico é difícil, muitas vezes. Os sintomas vão e vêm, e a pessoa acha que sarou sozinha...

Felizmente, a doença é facilmente tratada com antibióticos (geralmente a própria penicilina), mas infelizmente o diagnóstico de uma DST, como já dito anteriormente neste blog, implica na maior probabilidade de ter contraído outras mais graves, como a AIDS / SIDA. Importante se cuidar e sempre fazer testes.

2 comentários:

Daniel Cassus disse...

é pecado a gente desejar que alguém pegue sífilis só pra ter o susto de contrair uma DST e passar a se cuidar mais no futuro?

Alexandre Lucas disse...

Daniel,

Certeza que sim, mas quem não faz uma maldadezinha?