domingo, 12 de julho de 2009

China versus Uigures - RH do Inferno desenha



Região Autônoma Uigur de Xinjiang
Xinjiang Uyghur Autonomous Region
شىنجاڭ ئۇيغۇر ئاپتونوم رايون

新疆维吾尔自治区/新疆維吾爾自治區
As pessoas lêem com pouco interesse na mídia os confrontos étnicos na China, na região chamada de Turquistão Oriental pelos uigures e Xinjiang pelos chineses. 漢族 ou han, é a etnia dominante na China e entre os chineses que emigraram ao mundo, inclusive ao Brasil. Correspondem a 92%da população da China e são o maior grupo étnico de todo o mundo. No Turquistão Oriental, apenas 10% da população era da etnia han, mas políticas expansionistas e de incorporação pelo governo central da China aumentou essa participação para cerca de 40% nos dias atuais.

(exemplo de chinês da etnia han)


(Duas fotos de Urunqui - capital do Turcomenistão Oriental)

(Garotas da dinastia uigur, com roupas típicas)
De origem turcomena, os uigures são um povo de fé islâmica (xiita ou sunita). Anexados pela China, formam uma das muitas etnias oprimidas e discriminadas no país, a exemplo dos tibetanos. Diferente do Tibet, o Turcomenistão Oriental recebe pouca simpatia do ocidente, em grande parte, acreditam, por serem muçulmanos. Provavelmente estão certos, como pensa a ativista uigur Rebiya Kadeer, que vive exilada nos EUA.

Conflitos recentes ocorreram e foram relatados pela mídia internacional em ambas as "regiões autônomas" - uigur e tibetana. Ambos arrasados com mão de ferro pelo exército chinês e Governo Central.

O maior ressentimento uigur em relação aos chineses han é, além da falta de autodeterminação, com as ondas recentes de massivos assentamentos de hans, que além de minoria no país (China), os uigures estão se tornando minoria em sua terra natal.

Triste pensar que a democracia ainda sequer tem qualquer perspectiva na China continental.

2 comentários:

Marcos Freitas disse...

E ninguém mexe com eles pode conta do poder economico. A China tem a maior reserva de dolares do Mundo.

TONY GOES disse...

A China é um império, que coloniza com a etnia dominante as regiões que conquistou.

Sabia que a Indonésia faz o mesmo? mandam colonos da ilha de Java, superpovoada, para ilhas distantes, com culturas totalmente diversas. Os choques são inevitáveis, e o resultado é que o país está cheio de movimentos spearatistas. Mas a mídia também não fala, porque são mais de 100 milhões de consumidores potenciais...