domingo, 28 de junho de 2009

Dia do Orgulho Gay: Encha o Peito!



28 de junho é o Dia Internacional do Orgulho Gay. De se aceitar e ser feliz como você é, e de exigir que seus direitos civis e à igualdade sejam respeitados pelo Estado em que viva.

A data é uma homenagem aos gays e lésbicas corajosos, em uma época que era tabu o assunto homossexual nos EUA, de enfrentar a polícia na famosa "Rebelião de Stonewall". O nome refere-se a um grupo de episódios de enfrentamento violento entre membros (em sua maioria à época jovens) da comunidade GLBT e a polícia no e ao redor do Bar Stonewall Inn, desencadeadores da luta pelos direitos das minorias sexuais nos EUA.

É considerada a data um marco por ser a primeira vez que um grande número de pessoas da comunidade uniu-se para enfrentar a polícia contra maus tratos e tratamento diferenciado e preconceituoso sofridos historicamente.

Se hoje vivemos na maioria dos países democráticos do civilizado ocidente tempos mais tranquilos e respeitosos, muito deve-se à coragem dos que lutaram no passado.

Deixo como homenagem o final do 13° e último episódio da derradeira temporada - a quinta, que não passou no Brasil; chegamos só até o final da terceira - do melhor seriado gay já produzido, que me traz à memória as rodinhas de amigos semanalmente marcadas de forma sagrada nas casas dos amigos(as) que possuiam o canal pago CINEMAX, da TVA, onde chegou a ser o programa de maior audiência.

Um comentário:

Arsênico disse...

Vc acha mesmo que já não vesti minha tanguinha rosa e desfilei pelas ruas do bairro?... hahaha...

***

umBeijo!