sexta-feira, 22 de maio de 2009

Deus, o grande piadista I


(imagem por microscopia eletrônica de um adenovírus)

"... Deus gosta de dar sustos." A frase do humorista carioca André Dahmer, de quem sou fã confesso e iniciante colecionador de obras e livros, lembra-me sempre de que acredito no Deus do Velho Testamento, o original das religiões monoteístas, o do olho por olho, o do que espezinhou Jó por trinta anos. Isto mesmo, trinta anos.

Criador de todas as coisas, embora haja os fósseis a desmentir esta teoria, quem mais poderia ter se dado ao trabalho de criar os vírus?

Pequenas partículas de proteínas e outras substâncias químicas orgânicas, debate-se até hoje se os vírus seriam seres vivos per se, isto porque são incapazes de crescerem ou se desemvolverem fora de uma "célula hospedeira".

Vírus deriva etimologicamente do latim "veneno" ou "toxina". Descobertos em 1898 como causadores da doença do mosaico da planta do tabaco, até hoje já se descobriram mais de 5.000 vírus diferentes, mas biólogos estimam que a maioria permaneça como surpresinhas a serem descobertas, tal como aconteceu com o vírus da AIDS/SIDA.

Variam em formato de simples a estruturas complexas, mas sempre extremamente diminutas. A maioria apresenta cerca de 1/100 do tamanho de uma bactéria. Se uma célula humana média fosse do tamanho de uma sala de aula, uma bactéria seria do tamanho de uma bola de futebol, e um vírus do tamanho da cabeça de um alfinete.

Até hoje não se sabe como surgiram ou qual seu papel no ecossistema, exceto pela teoria de que Deus gosta de dar sustos. Pela sua simplicidade estrutural e fragilidade, não deixaram fósseis. Mas sabe-se que existem em todos os ambientes em que haja vida celular.

Mas não importa. SIDA, gripe suína, venha o que venha: the show must go on!


2 comentários:

Arsênico disse...

Piadista mesmo... lembra-se que quando o Câncer surigu... era raro até ouvir alguém falar o nome da doença?... mas logo que acharam a cura... surgiu a AIDS...

E quando encontrarem a cura da AIDS?...

ai que medo do que vem por aí... sempre há uma nova doença escondida nas mangas...

***

Nanda disse...

Fim dos tempos...Apocalipse...