sexta-feira, 13 de março de 2009

O SANTO PADROEIRO MORA AQUI!

Saibam que o Inferno (de alguns - pois, conforme o edital de ingresso deixa claro, ele é diferente para cada um dos que aqui passam a viver a eternidade pelo critério intelectual) é DEMOcrático. À nossa maneira, mas é. Por isso, na onda de "abertura" que vem tomando conta da Terra, o Chefe deu permissão para resposta pública de alguns e-mails recebidos pelo R.H. (selecionados pelo seu encarregado e, posteriormente, aprovados pela assessoria estratégica de Nosso Primeiro Ministro). Aprovada a questão, a resposta é dada pelo Conselho sem maior burocracia. Como sou encarregado interino do R.H. e Vice-presidente do Conselho, selecionei, submeti à aprovação e respondi o seguinte e-mail:
Prezados,
Como posso aceitar o que Vocês escrevem nessa espaço virtual, se ele pertence a um mundo ideal sem pessoas que intercedam por nós vivos? Falo dos santos. Muito melhor um lugar onde habitam os santos.
Dulce
Prezada leitora,

Vem pro inferno quem quer. Não sabe brincar não desce pro playground. A porta da rua é a serventia da casa.

Quanto aos santos, nós temos, mas não divulgamos porque "ema, ema, ema; cada um com seus pobrema".

Como nos prontificamos à resposta, saiba a leitora que, desde a Antigüidade, a figura do bom ladrão está presente no imaginário ocidental. Contudo, coube ao medieval Robin Hood o papel de tipo mais acabado de malfeitor humanista. No mundo contemporâneo, para os mal informados, temos até a canonização popular de uma dessas figuras.

Ficarei em um exemplo: Trata-se de JESUS MALVERDE, mexicano
que, no primeiro quartel do séc. XX, foi o bandido mais temido nas redondezas da Cidade do México e, hoje, é considerado o santo laico mais popular do país. Conhecido também como o padroeiro dos narcotraficantes, segundo os relatos orais (da mesma forma que 99% dos santos católicos), Malverde, embora capaz dos crimes mais cruéis, tinha inclinação aos gestos mais nobres e humanistas.

Apesar de roubar, assaltar e matar apenas pessoas da elite e do governo, doando parte dos despojos aos necessitados, submeteu-se ainda – à semelhança de Cristo – ao martírio. Quando foi letalmente ferido a bala, pediu dois favores para um dos seus homens: primeiro, que o entregasse à polícia somente quando a recompensa pela sua cabeça tivesse triplicado; segundo, que o prêmio fosse dividido entre os pobres. O seu martírio durou meses até que fosse finalmente preso.

Hoje milhares de devotos visitam o túmulo onde supostamente JESUS MALVERDE foi sepultado. Entre os peregrinos, estão os chefões do narcotráfico (pelo menos é o que indicam as generosas ofertas em dinheiro e o perfil dos devotos).

Como essas pessoas não podem entrar no Céu (acho isso extremamente autoritário), elas vem pra cá e, nem por isso, deixam de ser santas.

E pra quem quer ser devoto:

3 comentários:

Alexandre Lucas disse...

Speechless!

Gui Sillva disse...

anônimos chatos, é isso????

Arsênico disse...

atÓron... I agree...

***