sexta-feira, 6 de março de 2009

Ensinamento Pesadinho do Dia (by Professor Tibúrcio)

PROCRASTINAR: Ensina ANTÔNIO HOUAISS que esse verbo "entrou" no português no longínquo ano de 1674 e explica seu significado: "transferir para outro dia ou deixar para depois; adiar, delongar, postergar, protrair".

Etimológicamente, puxando minhas aulas de latim pela memória, nasce pelo termo procrastino, no qual, grosso modo, temos a junção de pro (a favor) e crastino (referente a amanhã - cras, seria amanhã; por isso, nas imagens de Santo Expedito, ele pisa em um corvo que "exclama" cras, ou seja, amanhã... Por isso o Santo das causas urgentes!).

Psicologicamente, as causas da procrastinação variam muito, mas geralmente tendem a fatores como ansiedade, baixa auto-estima e uma mentalidade auto-destrutiva. Pensa-se que procrastinadores têm um nível de consciência abaixo do normal, mais baseado em "sonhos e desejos" de perfeição ou realização, em vez de apreciação realista de suas obrigações e potenciais (Strub, R. L., 1989, Frontal lobe syndrome in a patient with bilateral globus pallidus lesions. Archives of Neurology 46, 1024-1027).

3 comentários:

Alexandre Lucas disse...

Aqui no RH somos "old school" e prefiro, pessoalmente, citar etimologicamente o Caldas Aulete. Mas gosto é gosto. Quanto ao post, perdi algo? Bjs desde o interior =D

Alexandre Lucas disse...

Como sou ingênuo, caro Encarregado Interino Pavinatto! Mas serei obrigado a enviar decreto executivo por correspondência, agora que percebi que se trata de um xôxo velado a um blog estreante.

O cara é namorado de amigo (até onde estou a par) a quem respeito (o amigo) e queridinho - não é da minha conta o porquê - do Tony Goes, Sua Realeza Blogueira. Em passado recente, após desavenças políticas que extravasaram o, digamos, recato, prometi que se ele esquecesse a existência deste blogueiro e deste blog, nunca mais entraria em entreveiros com ele. Mantenha, comigo a promessa, pelo menos neste sítio.

Beijos do interior, de lugar incerto e não sabido, administrado pelo PSDB.

Alexandre Lucas disse...

Agora que entendi plenamente o post pergunto: o Gaiarça ainda é vivo?