domingo, 26 de outubro de 2008

Ilusões Vãs

A vida é repleta de ilusões. Nada é exatamente o que parece. Contudo, as pessoas amam sua pequenas ilusões de realidade e segurança.

Já li certa vez que uma tecnologia suficientemente avançada pareceria a um observador que a desconhecesse como pura mágica. Este site demonstra que quase todos os teclados produzidos no mundo são vulneráveis a espionagem eletrônica à distâncias de até 20m, mesmo através de paredes. O problema é grave, pois teclados são utilizados para entradas de informações sensíveis em sistemas de segurança, como logins e senhas de contas de e-mail e bancos, podendo expor dados pessoais, destruir vidas, ou simplesmente mudar seu lugar na pirâmide social.

Tudo isso tornado possível pela época em que vivemos, que prioriza preço acima de qualidade e segurança ou saúde. Ao invés de blindar teclados e cabos com camadas de metal, substituem TODO o possível por plástico vagabundo, não reciclável e transparente às ondas eletromagnéticas que assim são emanadas livremente pelo ambiente circunjacente, podendo ser captadas e decodificadas facilmente com antena, osciloscópio e software.

Abaixo posto a demonstração da fragilidade. E pior que não é hoax (não sabe, joga no Google!).



Compromising Electromagnetic Emanations of Keyboards Experiment 1/2 from Martin Vuagnoux on Vimeo.



Compromising Electromagnetic Emanations of Keyboards Experiment 2/2 from Martin Vuagnoux on Vimeo.

2 comentários:

K. disse...

mais uma para me deixar apreensivo com essas novidades todas....
se bem que teclado é velho.... (seria o momento de comprar um iPhone e deixar teclados de lado? rs)

Gui Sillva disse...

a vida é feita de ilusões. e as pessoas adoram uma ilusão!