segunda-feira, 11 de agosto de 2008

Os EUA e a cobertura de Pequim 2008


Desde que me conheço por gente acompanho (ao vivo) a abertura dos dois principais eventos esportivos do mundo: Jogos Olímpicos e Copa do Mundo. Aqui nos EUA a cerîmônia de Pequim 2008 não foi transmitida ao vivo, mas em playback 12 horas depois - simplesmente pq não daria audiência se fosse ao ar às 8 e 08 da manhã de 8 de agosto de 2008.

Logo de início pensei: "já vi que vou me frustar ainda mais e os americanos somente vão mostrar a equipe dos EUA". Como dizia minha avó: "a língua é o chicote da bunda". E volto atrás.

A NBC tem exclusividade de transmissão. Ao vivo mesmo eles mostram apenas algumas competições. Claro, aquelas em que os EUA são quase garantia de pódio. Exemplo, as de natação. Tudo pq Phelps pode bater recorde em número de medalhas de ouro.
O grupo traz boa parte das competições também pelo MSNBC e ainda pelo CNBC. Impressionante a cobertura. Juntos, os três canais somam até 20 horas de transmissão. Nunca vi algo assim. É possível assistir não apenas as modalidades em que os americanos são fortes. Basta um clique para ver as provas de arco, boxe, tênis de mesa... Até mesmo os jogos das seleções feminina e masculina de futebol do Brasil.
Se há uma palavra para essa cobertura é: PROFISSIONALISMO.

**** PS: Nunca apoiei os Jogos Olímpicos na China. Por motivos mil, especialmente pelo país não ser nada transparente em várias frentes... o que inclui a de liberdades individuais, direitos humanos. Mas já que não tenho e não terei força para mudar o quadro eu tento ao menos acompanhar alguns jogos quando é possível. Ao menos assim, minha frustração de não ter visto a cerimônia no exato momento em que ocorreu se dilui.

2 comentários:

Alberto Pereira Jr. disse...

tb tenho ressalvas aos jogos olímpicos serem realizados na China.. mas devemos admitir a qualidade das instalações e a beleza da abertura né?.. mas q isso não nos tape os olhos sobre as injustiças e a falta de liberdade

Alexandre Lucas disse...

Adorei a sabedoria da sua avó! Ensinamento pesadinho!