quinta-feira, 7 de agosto de 2008

Brasil, dois anos depois

Depois de 2 anos... volto ao Brasil. Sensação estranha. Senti-me como um personagem de W.Allen que regressa e não sabe o que esperar. Após um bombardeio de notícias (positivas) aqui nos EUA sobre o país eu chego na expectativa de encontrar um Brasil renovado. Não foi bem assim.

Ok, muitas mudanças no país ao longo dos últimos anos. Estudos mostram que a desigualdade social diminuiu, que o grau de instrução melhorou (um dos números que eu mais questiono), a renda subiu nos últimos anos. Ah, e finalmente o tão esperado grau de investimento.

Dizem que eu voltei americanizado. E não é mentira. Até pq quando temos a base de comparação é natural que venham mudanças. Sim, estou mais cético, intransigente, crítico

O fato é que as mudanças que eu vi no Brasil ainda são muito sutis. Algumas imperceptíveis. O resultado nítido, espero, possa ser visto daqui alguns anos. E se não houver qualquer mudança de percurso!!!!!!!

Por enquanto, acho que a grande mudança mesmo (nítida, nítida, nítida mesmo) está no bolso dos investidores. Eles, sim, conseguem enxergar um país de oportunidades mil. Com um retorno espetacular, mesmo num período de crise como o atual.

Não pensem que eu sou um pessimista. Pelo contrário. Eu quero é uma melhora mais ampla. E levantamentos menos questionáveis sobre a situação brasileira. Quem sabe na minha próxima volta eu consiga exergar essas mudanças com mais nitidez.

2 comentários:

Alexandre Lucas disse...

Texto bem concatenado como sempre. Interessante a opinião de alguém que passa ano ou meses fora. Como quando vemos um amigo que não vemos há meses. Percebemos melhor se engordou, emagreceu ou envelheceu.
E o último resultado do ranking da OCDE sobre educação mostra que o Brasil permanece entre os últimos...

Alberto Pereira Jr. disse...

ainda estamos longe, mas seguimos na rota.. agora mais firmes..