segunda-feira, 31 de março de 2008

Rio x São Paulo parte 1


31/03/2008 - 12h46

Rio pede pediatras de outros Estados para o combate à dengue

LUISA BELCHIOR
Colaboração para a Folha Online, no Rio

O governo do Estado vai começar a recrutar pediatras da rede pública de outros Estados do Brasil para ajudar no atendimento a crianças com suspeita de dengue na cidade do Rio. O anúncio foi feito na manhã desta segunda-feira pelo secretário estadual de Saúde, Sérgio Côrtes, segundo sua assessoria de imprensa.

O secretário apresentou a proposta ao Conselho Nacional de Secretarias Estaduais de Saúde, pedindo que sejam encaminhados quantos pediatras puderem ser deslocados de seus Estados de origem. A secretaria informou que arcará com as despesas de passagem, hospedagem e o custo de diárias e plantões dos médicos.

(fonte: FOLHA ON LINE)

O que ninguém diz é o porque de faltarem pediatras no RJ e não em São Paulo. O motivo é simples e justo: o Estado do Rio e sua rede particular pagam MUITO menos que São Paulo pelas horas trabalhadas. Salário aviltante mesmo, especialmente em uma época em que os pacientes desrespeitam, agridem verbal e fisicamente aos médicos e alguns chegam a processar médicos na justiça. Embora alguns processos sejam justos, a maioria apenas causa transtorno e perda de dias trabalhados em chás de cadeiras em fóruns do judiciário aos profissionais.

Conheço muitos profissionais que viajam do Rio para São Paulo para dar plantões de 24 a 48h e consideram que o deslocamento vale a pena sobre o valor pago no Rio de Janeiro.

O caso é mais grave do que imaginamos.

2 comentários:

Gui disse...

Papi é medico e posso garantir que é assim mesmo. Alias, nao é só pra SP, tem muita gente recem-formada daqui indo pra Parana e Bahia...
Vergonha.

Alberto Pereira Jr. disse...

o caso é gravíssimo! a saúde pública brasileira está na UTI.. e o Rio é só a ponta do iceberg..