sábado, 29 de março de 2008

Porque odeio o Explorer

Odeio o Explorer porque e Microsoft é canalha e monopolista. Alguns dos blogs que mais gosto de ler eu não vinha conseguindo deixar comentários. Achava que era porque os amigos blogueiros usavam a seu critério uma ferramenta do Blogspot que desabilita comentários de posts, o que tira grande parte da interatividade e graça de se escrever e ler blogs.
Descobri que programadores de templates (não os blogueiros, que em sua maioria ou não sabem o que é template, ou muito menos sabem programar em XML - os poucos que tentam desconfiguram de maneira bizarra os blogs, hehehe), por má intenção, peleguismo à Microsoft, ou vítimas de cursos apostilados pagos pela mesma, os alguns desenvolvedores escrevem templates que dão conflito com outros browsers. Eu uso Firefox e não abro mão. É muito melhor. Mas desde o Mosaic e o Netscape a maldita Microsoft tem usado, abusado, e sido condenada e multada por atitudes desleais e monopolistas - claro que apenas em países civilizados.
Tentam tirar os outros browsers do mercado, seja implantando automaticamente o seu "oficial" no sistema operacional que vende, seja fazendo padrões de programação diferentes dos internacionalmente acordados, seja cooptando profissionais do setor a escrever scripts que dão pau nos outros browser.
No Blogspot já identifiquei que os blogs que usam o template "Haloscan" deixaram de funcionar corretamente quanto aos comments no Firefox e Opera.
Abaixo alguns blogs que poderiam tentar corrigir isso, seja reclamando ao suporte do Blogspot, seja mudando de template:
Lambe-lambe
O doce veneno da víbora
Gongados

4 comentários:

Rodrigo disse...

queridão, valeu pelo toque!
;)
bom finde.

ludo disse...

confesso que depois que comecei a usar firefox minha vida nunca mais foi a mesma

Gui Sillva disse...

Invejo TODA a sua sabedoria sobre informática!!!!!!

Unknown disse...

Já disso e repito, vc foi quem apresentou o Firefox para mim, e depois nunca mais voltei ao Explorer, seja em casa, seja no trabalho.

Concordo com o discurso monopolista da Microsoft é uma saída para manter-se no controle. O Firefox está no caminho certo, vai demorar, mas conquista seu público que acaba conhecendo o browser no boca a boca (como aconteceu comigo).

Não sei se vc tem Ipod, mas já notou que a última atualização do Itunes a Apple forçou a instalação do Safari para Windows? Nessa de conhecer novos sistemas, eu baixei. Não sei se gostei, mas parece ser melhor que o Explorer. Tudo no Safari é muito amarrado e lembra o Firefox, assim como o Explorer 8 copiou algumas funções da Mozilla.

Continuo com o meu browser, pq nada mais importante do que os meus favoritos organizados...

Abração!