quarta-feira, 28 de novembro de 2007


Seu copo está meio cheio ou meio vazio?

Opa! Creio q eu e nosso amigo Carl estamos em total sintonia. Eis que vim aqui postar meu comentário sobre uma notícia e...ele já o fez! Bom, de qualquer forma, além de o texto já estar escrito, acho que pode ser interesante comparar nossos pontos de vista. ;-)

A questão em foco é que ontem o Pnud (Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento) divulgou o relatório de desenvolvimento humano, e pela primeira vez o Brasil entrou no grupo de países considerados de alto desenvolvimento humano.
(Os dados são referentes a 2005, já que o Brasil não entregou à UNESCO dados mais recentes por "motivos burocráticos". Aff!)
Bom, é claro que, apesar de todo meu desafeto pelo nosso presidente (adoro Diogo Mainardi entitulando sua coletânea de artigos para a Veja de "Lula É A Minha Anta"!), é algo para se comemorar. Só acho que algumas (muitas!) considerações devem ser feitas entre um brinde e outro.

O IDH (Índice de Desenvolvimento Humano) é calculado com base em 4 indicadores: expectativa de vida, alfabetização adulta, quantidade de alunos matriculados em escolas e universidades e riqueza per capita. Ok. Vamos aos fatos, então:
- a expectativa de vida aumentou
- o PIB per capita aumentou
- taxa de matrículas (% de pessoas de 6 a 22 anos matriculados em escolas ou universidades) = 87,5%
- taxa de alfabetização dos adultos (acima de 15 anos) = 88,6%

Diante desses dados, a reação de Lula foi a seguinte: "Todo governo que vier vai se sentir na obrigação de fazer o Brasil crescer um ponto no relatório. Todos [no atual governo] têm o compromisso de que o país vive um momento tão especial que nós poderemos nos dar ao luxo de dizer que 'somos abençoados por Deus".

O fato é que o Brasil avançou em termos absolutos mas caiu em termos relativos. O país caiu no ranking do IDH (de 69º para 70º entre 177 países). Perfeita a analogia do economista Flávio Comim: "O fato é que muitos países com renda mais baixa do que a do Brasil têm um desempenho melhor em indicadores chave". "É a questão do copo meio cheio ou meio vazio. Pra mim, o copo está meio vazio" (artigo na íntegra em http://www.bbc.co.uk/portuguese/reporterbbc/story/2007/11/071126_idhbrasiliadb.shtml).
Ou seja: se o Brasil está avançando, os outros países estão avançando mais! Nossos vizinhos Argentina, México e Cuba estão à nossa frente há mais de 20 anos.

E extremamente relevante é que no Brasil o IDH aumenta principalmente graças ao aumento da riqueza, fruto dos programas de transferência de renda como o Bolsa-Família), e não dos indicadores sociais. Cinco indicadores importantíssimos na avaliação do desenvolvimento de um país são: pobreza humana, desigualdade, saneamento, mortalidade infantil e mortalidade materna. Novamente, vamos aos fatos:
- o saneamento básico no Brasil, acessível a 75% da população, é menor do que vários países classificados como de desenvolvimento médio. (por exemplo, a Síria, em 108º no IDH, tem 99% de saneamento no país)
-mortalidade infantil: a média brasileira de 31 mortes por mil crianças nascidas é maior do entre nossos vizinhos, sem falar na desigualdade gritante entre a média das camadas mais ricas e mais pobres da população
-mortalidade materna: 110 por 100 mil (quase o dobro da Venezuela)

Mais vexaminoso, na minha opinião, é considerar-nos "abençoados por Deus" quando vemos nosso país crescer em desenvolvimento humano às custas, por exemplo, de aumento das taxas de matrículas em escolas e universidades e diminuição da taxa de analfabetismo. O que estamos fazendo? Tapando o sol com a peneira? Às favas com esses números diante de uma situação GRAVE: o índice de analfabetismo funcional no Brasil pode chegar a 75%!!!!!!!!!!!!!!!! Só pra ilustrar, me dei ao trabalho de ler algumas das ditas "pérolas de vestibulares", respostas que chegam a ser engraçadas de tão absurdas dadas por alunos candidatos a ingressar em universidades. E olha que estamos falando do "crème de la crème" da educação!

O hino nacional francês se chama La Mayonèse...
A História se divide em 4: Antiga, Média, Moderna e Momentânea (esta, a dos nossos dias).
O petróleo apareceu há muitos séculos, numa época em que os peixes se afogavam dentro da água.
É preciso melhorar as indiferenças sociais e promover o saneamento de muitas pessoas.

O Brasil é um país abastardo com um futuro promissório.

O bem star (sic) dos abtantes endependente (sic) de roça, religião, sexo e vegetarianos, está preocudan-do-nos.

Stravinsky revolucionou o ritmo com "A MASSACRAÇÃO da Primavera".

Mas a minha preferida, devo confessar, foi esta: "O Chile é um país muito alto e magro." Se compreendi o raciocínio do vestibulando (raciocínio????), o Brasil deve ser um país de estatura mediana e gordo! Minha sugestão é que ao invés das "DIRETAS JÁ" agora façamos campanha pelas "DIETAS JÁ"!