terça-feira, 27 de novembro de 2007

Brasil com "alto desenvolvimento humano". Afffff!

Foto by Sebastião Salgado
Vale reforçar sempre: o IDH é um indicador usado para medir o desempenho dos países em três áreas: saúde, educação e padrão de vida. O índice é composto por estatísticas de expectativa de vida, alfabetização adulta, quantidade de alunos na escola e na universidade e o produto interno bruto (PIB) per capita. Pela primeira vez na história o Brasil entrou na lista dos países com alto IDH. Fantástico.

Mas alguns dados precisam ser avaliados e questionados com muita atenção. Sim, sim. Tivemos melhorias em diversas áreas nos últimos anos. Mas o que exatamente representa a escalada do Brasil no Índice de Desenvolvimento Humano da ONU. Precisamos lembrar que isso não passa de uma média. Nem tudo mudou de forma tão abrupta para explicar uma mudança tão grande. Alguns questionamentos. Que tal refletir sobre isso.

* a quantidade de alunos na escola realmente aumentou. Mas alguém parou para se perguntar qual a real qualidade do ensino. Porque é simplista jogar milhares de alunos e dizer que o número de analfabetos diminuiu.

* PIB per capita: ops, ops. É verdade também que o indicador deu uma disparada nos últimos anos. E que a queda da inflação e fatores como o aumento real do salário mínimo permitiram dinheiro a mais no bolso do trabalhador Mas falando francamente: será que o bolso encheu de uma forma tão grande quanto está na estatística per capita. Comece analisando o seu bolso, o dos amigos mais próximos. Vale ver de um ou outro parente. Eu fiz isso e cheguei a conclusão que... realmente houve um avanço, mas em proporção muito menor. Claro, meu universo de pesquisa foi limitado e não tem valor estatístico. Mas vamos combinar que também não pode ser descartado ou menosprezado.


Quadro "Família de Retirantes", por Cândido Portinari
* Rapidamente por dois assuntos: saúde e padrão de vida - esse último de certa forma já analisado nos itens anteriores. Só quem já andou por esse país é que viu e sabe reconhecer as diferenças. Cuidado, Brasil não é São Paulo, Rio de Janeiro ou Sudeste.... Escola Paulista ou Hospital das Clínicas. O Brasil é um país de grannnndes e gritantes desigualdades. Alguns pontos básicos realmente melhoraram. Mas outros... Neste caso, só quem trabalha e realmente usa saúde pública pode dar um retrato preciso.

Você deve estar pensando: quem é esse louco. Aí eu respondo resumidamente: não sou louco. Eu apenas tento realmente enxergar além das estatísticas. Claro, ótimo que o Brasil evoliu tanto e agora tem IDH de país rico.

Mas será que há tanto o que comemorar. Celebrar talvez não seria perder energia quando ainda há tanto para ser conquistado. É só isso o que eu deixo aqui. Só assim para termos um retrato mais fiel do Brasil. Questiono, mas não desprezo números. Ainda mais de entidades sérias como a ONU.

Um comentário:

Alexandre Lucas disse...

Renato Russo teria com certeza muito a dizer sobre tudo isso :)