domingo, 25 de novembro de 2007

O legado Bush (por um Nobel em Economia)


Illustration by Edward Sorel

Vale a pena ler o artigo do Nobel em Economia Joseph E. Stiglitz na Vanity Fair de dezembro. Um apanhado do legado econômico do governo Bush. Ok, a Vanity Fair sempre faz de maneira mais do que explícita críticas ao atual governo. Não é novidade - é uma característica da imprensa americana de forma geral. Mesmo considerando isso, vale passar os olhos rapidamente pelo texto. Sim, nenhuma novidade. Mas a maneira como essas questões estão elencadas é que é interessante. Breve resumo:

* Stiglitz lembra que o governo Bush investiu pouquíssimo na formação de futuros cientistas e engenheiros, por exemplo. Ao mesmo tempo em que China e Índia fizeram exatamente o contrário, realmente investiram pesado nessa área. Para ele, isso torna a competição pela excelência no setor de tecnologia muito mais difícil.
* o investimento abaixo do que se desejava na área de infra-estrutura e também na regulação do mercado de capitais, além de conservação de energia

* para o economista, independente de quem seja o próximo governo (democrata ou republicano) um dos desafios é tentar reverter ou diminuir o chamado déficit gêmeo: de orçamento e balança comercial. Vale lembrar que ao assumir Bush pegou um superávit equivalente a 2,4% do PIB. Hoje, o déficit está em torno de 3,6%.
* subsídios agrícolas: Stiglitz destaca que a ajuda aos setor americanos dobrou entre 2002 e 2005. Resultado: talvez por ser uma situação cômoda, muitos fazendeiros não investiram em inovação. A concorrência aqui também é mais difícil.
* o Nobel em Economia fala sobre o desafio nos próximos anos para pagar US$ 4 trilhões em débito que foi emitido pela atual administração. Boa parte disso nas mãos da China.

Importante lembrar: não sou americano, não costumo discutir política americana. Portanto não sou democrata ou republicano. A idéia aqui é colocar alguns pontos para discussão. O que destaco é um artigo interessante em uma revista que ainda poucos sabem que costuma trazer textos inteligentes com pessoas interessantes.
Para quem quiser ler o artigo na íntegra e tirar as próprias conclusões aí vai o site: http://www.vanityfair.com/

Um comentário:

Alexandre Lucas disse...

Como já disse, ter o Carl como correspondente de NYC tem sido uma honra e lê-lo, um deleite :)