Todos sabem que economia de mercado só funciona com concorrência. Infelizmente, isso deixou de acontecer em São Paulo quando as duas principais fornecedoras de banda larga passaram a pertencer ao mesmo grupo: Vivo (com seu Speedy) e Net (com seu Virtua).
Mas nem tudo está perdido, o serviço 3G da Claro iniciou operações de teste dia 14 de novembro, para atender clientes no Distrito Federal, e regiões metropolitanas de Fortaleza e Recife. No dia 20, será a vez da grande Porto Alegre; em dezembro, a das regiões metropolitanas do Rio e de São Paulo.
A rede UMTS com HSDPA (High-Speed Downlink Packet Access) da Claro começou a funcionar 14 de novembro, para atender clientes no Distrito Federal, e regiões metropolitanas de Fortaleza e Recife.
A infra-estrutura fornecida pela dupla Ericsson e Huawei poderia ter sido inaugurada há pelo menos um mês, atraso atribuído à demora da Anatel em dar o sinal verde à Claro. “O Brasil ainda não tem banda larga. Dos 35 milhões de usuários internet do país, apenas 6,5 milhões têm acesso em alta velocidade, e estão praticamente concentrados nas áreas urbanas”, disse Fox. Segundo o executivo, as ofertas da operadora têm velocidades superiores a 77% das bandas largas oferecidas no mercado local. Inicialmente, os planos terão duas velocidades: 1Mbps, por R$ 99,90 mensais e uso ilimitado; 500 Kbps, R$ 69,90, também uso ilimitado. No plano de 240 minutos, o aparelho será grátis.
Pessoalmente, tenho banda larga de 4Mbps, não devo me beneficiar do lançamento. Mas que as empresas terão de se mexer, isso terão... Infelizmente o tempo de "roundtrip" (resposta entre o clique no mouse e a resposta na tela) é consideravelmente maior nos serviços celulares que nos a cabo, o que prejudica algumas aplicações e games. Mas VIVA A CONCORRÊNCIA!
3 comentários:
Viva São Adam Smith!
Viva Carlos Slim e seu Grupo Telmex!
A Telmex monopoliza a comunicação telefônica no México (Telmex/Telcel) e na América Latina (América Móvil, a empresa que controla a Claro no Brasil), mas até que simpatizo com eles... apesar do serviço da Claro ser uma porcaria aqui no ES :P
Mas, se for para o benefício dos usuários, que seja 'sangrenta' (:P) a luta entre mexicanos, italianos, espanhóis e, agora, brasileiros, já que a Oi está entrando no mercado paulista. :)
Corrigindo o início do seu texto. Na verdade a NET Serviços controla várias empresas prestadoras de Serviços de TV por Assinatura e, recentemente, adquiriu a Vivax, outra grande operadora de TV a Cabo, com atuação principalmente no Estado de São Paulo. O capital social da NET Serviços tem grande participação da mexicana Telmex, mas o controle continua na mão das Organizações Globo, por causa da vedação imposta pela Lei do Cabo. O que houve recentemente foi a compra das operações de TV por assinatura do Grupo Abril pelo Grupo Telefônica. Assim, Ajato (Abril) e Speedy (Telefônica) têm o mesmo dono e não NET Virtua e Speedy.
Obrigado pela informação :)
Postar um comentário