sábado, 29 de setembro de 2007

Brasil e as Telenovelas


As telenovelas dizem muito sobre o brasileiro e seu inconsciente coletivo. Dizem que o brasileiro é um povo que acredita em justiça no final. O problema é que confia demasiadamente na justiça Divina, e deixa de lado a necessidade de exigir justiça dos homens. Mas temos sempre de considerar que a maioria é miserável ou pobre, sem muita escolaridade, e com dificuldades inerentes de acesso à própria cidadania...

Ontem assisti ao episódio final de "Paraíso Tropical". A Rede Globo, mesmo com todos seus defeitos, é uma dessas empresas que nos enchem de orgulho ufanista. Mostra que podemos fazer uma televisão de qualidade técnica e de conteúdo, com programas variados, sucesso no Brasil e no exterior.

Mas o final da novela mostrou que o brasileiro é um povo tolerante, que tem desejo de justiça, de pessoas de bom caráter. Isso, acredito, na maioria. Mas sempre me trouxe alento saber que na maioria somos assim. É a luz no fim do túnel, de que um dia essa maioria se coordene e comece a exigir mudanças políticas e sociais.

Infelizmente, meu pai, que é geógrafo, diz que "cem anos são muito pouco na vida de um país". Temo que no meu ciclo de vida não vá ver a melhora que desejo. Mas uma melhorazinha já me deixaria bem feliz :)

Um comentário:

jacques disse...

também espero o dia em que o "jeitinho brasileiro" não seja mais sinônimo de sacanagem.

abraço.