terça-feira, 31 de julho de 2007

Braços Abertos no Cartão Postal



Não me importa se na vida real a "cidade" tem os punhos fechados (veja o clipe), mas no cartão postal e no alto do Morro do Corcovado o Cristo Redentor tem os braços abertos e é lindo. Pessoalmente, não tive a felicidade de ver um sol como esse visto na foto acima, coroando a estátua. O Rio estava nublado e frio, embora o ar estivesse claro. Mesmo assim valeu a pena o agasalho e a vista valeu a pena. Apesar de ser uma segunda-feira o lugar estava cheio de atletas do Pan que tinha dado uma esticadinha para conhecer a cidade.
Eu aproveitei para espairecer e conhecer um monte de coisas que não sabia sobre o Cristo. Sempre pensei que a Estátua tivesse sido feita de blocos pré-moldados de pedra sabão, mas isso não é verdade. É de concreto armado, com peças pré-moldadas e numeradas de gesso, como a face. O que me surpreendeu é que a enorme superfície da estátua foi recoberta cuidadosamente por diminutos triângulos de pedra sabão, por estar ser bastante resistente a intempéries. A imagem na verdade é um mosaico de pequenos triângulos.

Feita numa época de muito fervor religioso e em que não existia a preocupação ecológica destes dias, os triângulos forma um a uma colados por donas-de-casa voluntárias em triângulos de três centímetros de tecido. A Argamassa usada era composta de areia, açúcar e, pasmem, óleo de baleia.

O caminho feito de bondinho, na menor ferrovia do mundo, eletrificada e com sistema de cremalheiras(tirei foto - abaixo), atravessando a linda Floresta da Tijuca.

Um post bem animado e um vídeozinho "bonitinho" para variar pode ser visto abaixo. Boa terça!
P.S.: posso dizer que o "pensar na vida" valeu a pena.Minha foto do Cristo não ficou tão bonita nem tão artística quanto a acima, mas tem um toque pessoal.



2 comentários:

Gui disse...

O Rio é lindo.

Alexandre Lucas disse...

Como disse o Dahmer no site dele, fui passar uns dias no rasinho para não conhecer o fundo do poço.