De longe o mais comum das queimaduras por radiação, são causadas pelo excessivo tempo de exposição da pele desprotegida aos raios ultravioleta do sol. As causadas por câmaras de bronzeamento têm efeitos idênticos.
De acordo com a gravidade são classificadas em:
- de Primeiro Grau: pele avermelhada e muito sensível ao toque. Além de não serem vistas bolhas, à pressão leve com um dedo a superfície fica clara (vermelhidão some por segundos).
- de Segundo Grau: bolhas podem ou não estar presentes. As bases das bolhas (que não devem ser rompidas) podem ser esbranquiçadas (fibrinosas) ou avermelhadas.
- de Terceiro Grau: não costumam produzir bolhas. Produzem, em geral, anestesia ou hipoestesia. Pode ser confundida com pele normal, mas não fica branca quando pressionada com o dedo.
O tratamento é baseado em banhos frios, retirada de tecidos mortos (queimaduras de 3°grau), muita hidratação (oral ou endovenosa), e, EM HIPÓTESE alguma usem álcool ou ungüentos caseiros (como Maisena/amido e similares), que podem propiciar infecções e ser difíceis de remover. O álcool resseca mais a pele e pode facilitar desidratação e intermação por irritar os vasos superficiais.
9 comentários:
Pedro Bial avisou!
babado beesha!! já marcou seu peeling na L'Ocitane pra tirar todas essas cracas que ficaram? Ou tá muito sensível ainda? Me mantenha informada de quando sair da UTI. Um beijo e me liga!!
Lindi, não sou eu na foto que não sou besta. Já estou a 98% ;)
Aaaaai!!!! Ardeu só de olhar!!!
Vc não ficou assim não, hem?
Kiss
Agradeço a mim mesmo por ter tido um ataque de socialite e ido buscar um ar condicionado.
Por isso que eu não tomo sol. :=)
trágico.. em sua homenagem tirei as letras de "banco" do comet do meu blog.. hehe
vc não ficou queimado assim né Ale?
Sadi e Alberto: acreditem, vocês não querem saber!
alô, alô, bronzeador!!!!
e nada de ficar fritando no sol às 13h, né...
Postar um comentário