sexta-feira, 15 de janeiro de 2010

Brasileiros

Vez ou outra, neste país do jeitinho, das maracutaias, dos trens da alegria e da impunidade, aparece um ou outro brasileiro do qual podemos nos orgulhar e ver que essas chagas no tecido social não são inexoráveis.

Nesta semana vimos repercutir na imprensa a vida de dedicação ao próximo da Dra. Zilda Arns.

Também merece destaque, pelos riscos jurídicos envolvidos e pressões do status quo, a ação do André Fischer. Pessoalmente nos cumprimentamos em duas ou três festas aqui em São Paulo. Mas desde os anos 90 acompanho a luta dele em diversas frentes, como a criação do portal MixBrasil, os festivais, e tantas outras ações para dar visibilidade à causa GLBTT, bem como exigir tão somente direitos iguais a todos os cidadãos.

André optou por uma estratégia que não é consenso nem onde surgiu, nos EUA. Trata-se do "outing", tirar uma pessoa que sabe-se na comunidade ser homo ou bissexual, e que está influenciando de forma negativa a opinião pública, externando posições homofóbicas. Pessoalmente acho uma tática positiva.

Fica aqui não só o agradecimento a pessoas como o André, que tornam a vida de milhões menos torturada, mas também falar que o brasileiro em geral, e particularmente o acirrado meio GLBTT, tem dificuldade em reconhecer os méritos do outro. É um tiro no pé e temos de começar a mudar agora. Não nos faltam bons exemplos.

Como terminará a história do "brother" Alex do BBB10 eu não sei. Mas é mais um ponto positivo e de coragem e princípios do colega blogueiro, dentre tantas outras coisas, André Fischer!

Nenhum comentário: